Região Sul visita estaleiros navais da Rocha Conde Óbidos

13 de Janeiro de 2016 | Engenharia Naval

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval promoveu, no passado dia 6 de janeiro uma Visita Técnica aos estaleiros navais da Rocha Conde Óbidos e ao Navio Lobo Marinho.

Esta iniciativa, na qual participaram 40 membros da Ordem, contou com o apoio da NAVALROCHA, entidade responsável pela exploração da referida infra-estrutura e da PORTO SANTOLine proprietária do navio que assegura a linha marítima, para o transporte regular de passageiros e mercadorias, entre a ilha da Madeira e o Porto Santo.

Após uma breve apresentação em sala, curiosamente cujo pavimento do chão fora outrora utilizado para efeitos de "sala do risco”, o grupo visitou as Divisões Oficinais: Mecânica e Caldeiraria. Os participantes foram sempre acompanhados por colaboradores da NAVALROCHA que explicaram todo o processo produtivo e esclareceram as variadas questões existentes. Atendendo ao facto do grupo ser multigeracional e constituído por diferentes especialidades gerou-se uma interessante troca de experiências sobre temáticas relacionadas com a construção e reparação naval.

A visita continuou com uma deslocação até às docas secas, num momento de particular procura e preenchimento deste estaleiro, com a presença de embarcações de pesca, porta contentores, barcaças e outros trabalhos especializados. Nessa madrugada, o ferry Lobo Marinho entrou para a doca seca nº 1 com o propósito de iniciar novo ciclo de reclassificação. Deste modo, o grupo foi recebido pelo Diretor Técnico do armador (Valter Lopes), pelo Comandante (João Bela) e ainda pelo Surveyor da Sociedade Classificadora (Fernando Guerra) que descreveram os trabalhos em curso e os restantes a realizar ao longo da docagem.  Foi possível visitar os diferentes espaços do navio, com particular destaque para a ponte de comando, os diversos salões, os espaços de carga, a casa dos geradores e das máquinas principais assistindo-se ao início das operações de beneficiação dos equipamentos de bordo, ações revestidas de forte cariz técnico.

No final deste evento havia entre os presentes um sentimento de satisfação pela forma como os objetivos do mesmo tinham sido atingidos cientes que os resultados da visita prolongam-se muito para além desta manhã.