Relatório sobre o incidente ocorrido em 11 de junho de 2017 no Túnel do Marão

12 de Fevereiro de 2018 | Geral

A Ordem dos Engenheiros tomou conhecimento da conclusão do Relatório produzido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), elaborado na sequência do incêndio de um autocarro dentro do Túnel do Marão, ocorrido no dia 11 de junho de 2017, cujo acesso, certamente por razões ponderosas, tem caráter reservado.

Uma vez que nas causas do acidente e em toda a consequente atuação dos diversos intervenientes eventualmente poderão existir aspetos relacionados com diversas especialidades de Engenharia, a Ordem dos Engenheiros entende, desta forma, informar que, dentro das atribuições estatutárias e das suas competências, pode disponibilizar as capacidades e os conhecimentos dos membros desta Associação Profissional para ajudar ao cabal esclarecimento do que efetivamente se terá passado, mas que desconhecemos.

Em despacho publicado no dia 8 de maio, o Governo determinou a revisão "com urgência" e até "31 de março" dos planos de Emergência Interno e de Intervenção no Túnel do Marão, bem como a elaboração de um Plano de Prevenção e a posterior realização de um simulacro de incêndio.

Como habitualmente, estando em causa a segurança de pessoas e bens, a Ordem dos Engenheiros, com total isenção e distanciamento de outras motivações que não sejam as de assegurar esse objetivo, o que por vezes até inquina a opinião pública, aguarda pela divulgação pública do referido Relatório.