Santarém celebra Dia Distrital do Engenheiro

22 de Outubro de 2018 |

A Delegação Distrital de Santarém celebrou no passado dia 29 de setembro o Dia Distrital do Engenheiro, na cidade de Tomar, com 30 participantes.

O evento contou com as presenças do Presidente em Exercício e do Tesoureiro do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Jorge Grade Mendes e  Eng. Arnaldo Pêgo.

As comemorações iniciaram-se com uma receção oficial no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar, presidida pelo Sr. Vereador Hugo Cristóvão, em representação da Sra. Presidente daquela Autarquia, seguindo-se as intervenções do Eng.º Arnaldo Pêgo e do Delegado Distrital de Santarém - Eng.º Rui Barreiro. No decurso desta receção, a Delegação Distrital de Santarém prestou homenagem a um Engenheiro do Distrito, que, pela sua atividade profissional, contribuiu de forma relevante para a dignificação e prestígio da profissão de engenheiro.

O homenageado foi o Eng.º Luís Duarte Vicente, licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Correntes Fortes, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, atualmente Administrador da empresa TEMAHOME, S.A., sedeada em Tomar. Exerceu as funções de Vereador e Vice-Presidente na Câmara Municipal de Tomar, nos anos de 1997 a 2001, e foi Administrador dos SMAS de Tomar no período de 1998 a 2012.

Após a receção oficial, seguiu-se uma visita guiada pelo Centro Histórico da cidade de Tomar, com paragem junto à Estátua de Gualdim Pais, que veio a ser ordenado Cavaleiro por D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique em 1939. Militou cinco anos no Reino de Jerusalém, na Palestina, como Cavaleiro da Ordem dos Templários, e participou no cerco à cidade de Jafa. Quando retornou a Portugal em 1157, foi ordenado como quarto Grão-Mestre da Ordem em Portugal, tendo nessa qualidade fundado o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo. Faleceu em Tomar, no ano de 1195, e ali se encontra sepultado, na Igreja de Santa Maria dos Olivais.

Seguiu-se uma visita ao Convento de São Francisco, edifício maneirista do século XVII, fundado por frades franciscanos em 1624. Veio substituir a Capela de Nossa Senhora dos Anjos, que acolheu a comunidade de então da extinta Santa Cita. Atualmente, a tutela do edifício é dividida entre a Ordem Terceira de São Francisco, a quem pertence o espaço do templo, e a Câmara Municipal de Tomar, responsável pela cerca e restante espaço conventual. Neste espaço os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu dos Fósforos de Aquiles da Mota Lima, que, durante 27 anos, colecionou mais de 43 mil caixas e carteiras e cerca de 16 mil etiquetas de caixas de fósforos. Esta coleção, doada ao município tomarense em 1980, representa cerca de 127 países de todo o mundo, e versa temas como a história, política e literatura mundiais, música, arte, ciência, tecnologia, desporto, religião, entre outros.

As comemorações continuaram num almoço convívio que decorreu no restaurante medieval Taverna Antiqua, com um novo conceito de restaurante temático que ofereceu, não só uma deliciosa refeição de cariz medieval, como também brindou os participantes com um ambiente e experiência únicos.

O palco escolhido para o encerramento das comemorações do Dia Distrital do Engenheiro foi o Convento de Cristo (séculos XII a XVIII), denominação atribuída a um conjunto de edificações históricas, quase todas de notável relevância patrimonial, situado na freguesia de São João Baptista, na cidade de Tomar. O início da sua construção remonta a 1160 e está intimamente ligado aos primórdios do reino de Portugal e ao papel então desempenhado pela Ordem dos Templários, tendo sido reconfigurado e expandido nos séculos subsequentes, quando aí estava sedeada a Ordem de Cristo. Do conjunto de edificações destacam-se o Castelo Medieval e a Charola Templária, os claustros quatrocentistas, a igreja manuelina e o convento renascentista. A Janela do Capítulo constitui um dos elementos mais famosos do Convento de Cristo: ladeada por dois gigantescos contrafortes, ou botaréus, esta janela é ornada por um exuberante universo figurativo. O Convento de Cristo destaca-se como um dos mais importantes conjuntos monumentais existentes em território português e encontra-se classificado como Monumento Nacional (1910) e como Património Mundial (1983).

A Delegação Distrital de Santarém agradece a relevante colaboração e apoio do Município de Tomar, por ter proporcionado aos membros da Ordem dos Engenheiros a receção oficial e visita guiada ao centro histórico da cidade e ao Convento de Cristo, e ao Dr. João Fiandeiro, pela excelente visita guiada.