Sebastião Feyo de Azevedo é novo Reitor da Universidade do Porto

27 de Junho de 2014 | Geral

Sebastião Feyo de Azevedo é, desde 27 de junho de 2014, o novo Reitor da Universidade do Porto, sucedendo a José Carlos Marques dos Santos.

Eleito a 30 de abril com um programa de ação intitulado "Antecipar o futuro, ousar a mudança", Sebastião Feyo de Azevedo assume-se como o 18.º Reitor dos 103 anos de existência da Universidade do Porto. Engenheiro de formação, foi, entre abril de 2004 e março de 2010, Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros, período durante o qual assumiu, igualmente, as funções de Presidente do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem.

Feyo de Azevedo nasceu a 1 de junho de 1951 na cidade do Porto. Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1973, doutorou-se pela Universidade do País de Gales (Reino Unido) em 1982. É Professor Catedrático da FEUP desde 1998 e investigador do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia da FEUP.

Assumiu o cargo de diretor da FEUP em julho de 2010, depois de ter encabeçado a direção do Departamento de Engenharia Química daquela Faculdade durante os nove anos anteriores e de ter assumido a direção executiva e científica do Instituto de Sistemas e Robótica – Porto entre 1997 e 2007.

Sebastião Feyo de Azevedo destacou-se também pelo seu envolvimento na implementação do Processo de Bolonha. Foi nomeado representante de Portugal no Bologna Follow-up Group da União Europeia (2004-2010), tendo assumido a direção deste órgão durante a Presidência Portuguesa da UE, e foi membro e Coordenador do Grupo Nacional de Peritos de Bolonha.

Pela sua atividade científica internacional foi galardoado em 2013 com a Medalha Dieter Behrens 2013, distinção mais elevada da Federação Europeia de Engenharia Química, atribuída apenas de quatro em quatro anos.