Secção Regional dos Açores inaugura Sede

21 de Junho de 2012 | Geral

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros inaugurou, no passado dia 16 de junho, a sua Sede na cidade de Ponta Delgada, numa cerimónia que contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), do Secretário Regional do Ambiente e do Mar, da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, bem como de vários representantes de entidades oficiais açorianas e das estruturas nacionais e regionais da Ordem.

"Em memória de todos os que ousaram o sonho. Em reconhecimento a tantos, pela solidariedade e empenho no esforço. Em honra aos atuais e vindouros, pela discussão e partilha do conhecimento ao serviço da comunidade. Em homenagem ao engenho de cada um para desvendar o mistério do outro lado do espelho...". São estas as palavras que podem ser lidas, desde o passado dia 16 de junho, por todos aqueles que visitarem a recém-inaugurada Sede da Secção Regional dos Açores da OE, patentes numa das placas descerradas durante a solenidade que marcou a abertura oficial daquele espaço.

A cerimónia, que contou igualmente com a participação do Secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça, Eng. Fernando Santo, e do Conselheiro de Estado Dr. Luis Marques Mendes, teve início com a atuação contagiante da Tuna Académica da Universidade dos Açores, a que se seguiu o descerramento de duas placas comemorativas pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos, e pelo Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional dos Açores, Eng. Paulo Moniz.

Já no Auditório da nova sede, durante o seu discurso, o Eng. Paulo Moniz salientou a importância da aquisição de um espaço próprio como forma de capacitação daquela estrutura regional da Ordem das infraestruturas necessárias a um atendimento digno aos Membros e no desenvolvimento de ações de âmbito variado, desde a formação profissional às atividades culturais.
O Presidente da Secção Regional dos Açores referiu igualmente a importância para a cidade de Ponta Delgada da requalificação do edifício histórico que agora alberga a Sede, o que veio a ser corroborado pelos testemunhos apresentados no filme documentário exibido durante a sessão.

Neste âmbito, a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada agradeceu à Ordem dos Engenheiros o trabalho de requalificação efetuado, salientando que tal obra veio enriquecer a cidade, terminando a sua intervenção com a entrega de uma placa alusiva a esta efeméride ao Presidente da Secção Regional dos Açores.

Já o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Prof. Álamo de Menezes, afirmou no seu discurso que o estreitamento de relações entre a engenharia e os decisores políticos é essencial no desenvolvimento tecnológico e económico das sociedades, pelo que "sem engenharia não se pode continuar na senda do progresso".

A encerrar a sessão, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros salientou a importância que a nova Sede terá na mobilização dos engenheiros nos Açores, referindo-se ainda ao atual momento que vive a engenharia em Portugal, forçando muitos membros a emigrar para os novos mercados emergentes.

A inauguração ficou ainda marcada pela palestra "A CPLP e o Mar", apresentada pelo Prof. Adriano Moreira. O Presidente da Academia das Ciências de Lisboa referiu-se ao mar como "a grande janela de oportunidades" de Portugal perante a situação económica e financeira atual, na qual os Açores, pela sua situação geográfica, terão um papel fulcral.

O dia prosseguiu com a inauguração da premiada exposição fotográfica "Natureza Macro", da autoria do Eng. Miguel Casimiro Ramos, que ficará patente na Galeria da Sede da Secção Regional dos Açores até ao próximo dia 28 de junho.

O programa oficial da inauguração terminou com um jantar no Teatro Micaelense, que reuniu mais de cem convidados, num ambiente deslumbrante de cor e luz, durante o qual foi possível ouvir a atuação do fadista Paulo Linhares, membro da Ordem dos Engenheiros.

Mais informação »»»