fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Secretário de Estado Miguel Freitas avança com criação de Observatório de Luta Contra a Desertificação

25 de Junho de 2018 | Geral, Engenharia Agronómica





O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural anunciou hoje, na Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, que o Ministério tem em criação um Observatório de Luta contra a Desertificação, com vista a melhor conhecer a realidade do País e a melhor gerir a informação.

O responsável, que falava na abertura do seminário "Smart Farming – Soluções de Agricultura Inteligente no Combate às Alterações Climáticas”, a decorrer durante toda a tarde, considerou como fundamental a existência de uma visão para setores estratégicos do país, como é o caso da agricultura, e apostar no conhecimento e na tecnologia que possam desenvolvê-los. "O principal é termos uma visão para o futuro. E algo que sabemos é que teremos recursos cada vez mais escassos, como o solo, a água e os recursos humanos, em consequência do envelhecimento da população. Isto exige que olhemos para a ciência, para o conhecimento, para a inovação como os meios que nos ajudarão a planear o futuro”. 

Na sessão, organizada pelo Colégio Nacional de Engenharia Agronómica, o Bastonário Carlos Mineiro Aires e o Presidente do Colégio, Miguel Castro Neto, recordaram as consequências das alterações climáticas nomeadamente na agricultura e sublinharam a necessidade de conformar a atividade do setor não só às exigências crescentes em termos de produção alimentar, mas fazendo-o com preocupações ao nível da sustentabilidade ambiental, o que passa muito pelo recurso às tecnologias. 

O presente seminário encontra-se integrado no programa de atividades do "Ano OE das Alterações Climáticas".

Parceiros Institucionais