"Sem a Engenharia e sem os Engenheiros, nunca poderá haver desenvolvimento, nem crescimento da economia"

Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul alerta durante comemorações do Dia Regional Sul do Engenheiro, em Tomar

12 de Junho de 2014 |

A degradação das condições profissionais dos Engenheiros portugueses, com particular destaque para a empregabilidade dos estudantes de Engenharia e dos jovens Engenheiros, foram os temas que Carlos Mineiro Aires, Presidente do Conselho Diretivo da Região, elegeu como mote da sua intervenção durante a Sessão Solene do Dia Regional Sul do Engenheiro, que se celebrou este ano pela quarta vez consecutiva, e que se reafirmou com o grande evento corporativo anual na Região.

"A Ordem tem de saber ser o porta-voz das preocupações e dos problemas da classe, sabendo escutar e encontrar a melhor forma de poder ser um parceiro social liderante e interveniente, assumindo, nesta delicada fase da vida nacional, a responsabilidade social que obviamente deve deter", referiu o Presidente da Região, perante uma plateia de mais de 250 membros e convidados que encheram a Quinta de Azinhais, em Tomar, local escolhido como palco desta sessão, que contou igualmente com as intervenções do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Rui Serrano e do Delegado Distrital de Santarém, José Adriano Soares Lopes.

Tal como aconteceu em anos anteriores, a Região Sul aproveitou a ocasião para homenagear um dos seus mais eméritos membros, neste caso o Eng. Gonçalo Ribeiro Teles, e procedeu à entrega do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2013. Durante a sessão, foi assinado um Protocolo de colaboração entre a Ordem dos Engenheiros e o CREA do Estado do Paraná, no Brasil, aproveitando a presença de Joel Kruger, Presidente daquele Conselho Regional na cerimónia.

A cidade templária de Tomar foi o destino escolhido em 2014 para as celebrações do Dia Regional Sul do Engenheiro, que acolheu cerca de 250 Membros e convidados institucionais durante os dias 16, 17 e 18 de maio último, num evento que teve início com uma Receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tomar, presidida pelo Vereador Dr. Hugo Cristóvão. Seguiu-se um Jantar exclusivo para Membros-Eleitos da Região Sul da OE, que decorreu nas Grutas de Mira d'Aire e contou com a atuação do Grupo Coral da Região Sul.

O programa continuou no dia seguinte, em que logo pela manhã os Membros tiveram oportunidade de conhecer alguns dos ex-libris turísticos do Distrito de Santarém, em quatro visitas culturais que decorreram em paralelo: uma visita ao Convento de Cristo, outra ao Santuário de Fátima e à Basílica da Santíssima Trindade e,ainda, duas visitas guiadas aos Centros Históricos de Tomar e de Ourém.

Após a Sessão Solene na tarde do dia 17 de maio, os participantes deslocaram-se ao Convento de Cristo, onde uma recriação medieval dava o mote para o jantar, que se seguiria dentro da mesma temática.

As comemorações do Dia Regional do Engenheiro terminaram no domingo, 18 de maio, com três atividades de lazer que decorreram também em simultâneo: uma prova de Karts, que teve lugar no Kartódromo de Almeirim, uma visita à Casa Cadaval e um Cruzeiro na Albufeira de Castelo de Bode.

Fotografias do evento:

- Receção na Câmara Municipal de Tomar