fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Semana Europeia da Mobilidade

16 de Setembro de 2016 | Geral


A Semana Europeia da Mobilidade tem início hoje, sendo assinalada em Portugal através de um programa vasto de atividades que decorrem de norte a sul do País. 

A Ordem dos Engenheiros (OE), Associação Profissional atenta e interessada nas questões relacionadas com a mobilidade em diferentes contextos, associa-se, através da Comissão da Especialização em Transportes e Vias de Comunicação, a esta efeméride.

O transporte urbano eficiente e eficaz representa um pilar fundamental para gerar crescimento económico sustentável e oportunidades de emprego nas nossas cidades. Uma mobilidade urbana mais sustentável assume importância decisiva para a realização dos objetivos da Estratégia Europa 2020, tendo em conta que aproximadamente 70% da população da União Europeia já vive em zonas urbanas, que são responsáveis por cerca de 85% do PIB. Contudo, em muitas destas zonas, a procura crescente de mobilidade tem gerado graves problemas, nomeadamente ambientais, caracterizados por congestionamento, desequilíbrio na repartição modal, má qualidade do ar e níveis elevados de emissões de CO2.

Ciente da atualidade e oportunidade desta temática, a Comissão da Especialização em Transportes e Vias de Comunicação da OE tem em preparação a realização de um seminário dedicado ao tema das "TIC no desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável”. O tema justifica-se tendo em conta os permanentes desenvolvimentos que se verificam em matéria de tecnologias da informação e comunicação (TIC) no domínio dos transportes, nomeadamente no apoio a sistemas de mobilidade urbana, existindo já em Portugal variados exemplos de casos de sucesso, alguns porventura pouco conhecidos, nomeadamente na operação de transportes públicos, na gestão dos estacionamentos ou na logística urbana.

Para este evento está prevista a participação de oradores com comprovada experiência neste campo, pretendendo-se apresentar casos selecionados de inegável interesse e promover o debate das implicações, positivas e eventualmente negativas, da expansão da aplicação destas tecnologias nos sistemas de mobilidade das nossas cidades.

Já em setembro de 2015, a OE organizou, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a conferência "Mobilidade Urbana Sustentável”, na qual foi apresentada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), um novo projeto (Sustainable Mobility Project), que se focou no desenvolvimento de uma metodologia inovadora de avaliação de indicadores de desempenho de cidades em termos de mobilidade sustentável, tendo testado e validado a mesma em seis cidades mundiais, entre as quais Lisboa.

Parceiros Institucionais