Seminário “Controlo da Segurança de estruturas com grande importância socioeconómico”

10 de Dezembro de 2014 | Engenharia Civil

Hora: 18:00h
Local: Edifício D – Anfiteatro AF.00.01 - IPL
Orador: João Pedro Santos

A Ordem dos Engenheiros Centro – Delegação de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria irão realizar no dia 12 de Dezembro de 2014, pelas 18h no IPL, um Seminário sob o tema Controlo da Segurança de estruturas com grande importância socioeconómico onde serão abordados temas como a instrumentação e análise do comportamento de estruturas edificadas. Incidirá sobre o domínio da segurança de estruturas, da simulação do comportamento estrutural, da deteção de dano, da monitorização da integridade estrutural e da avaliação do seu desempenho estrutural.
Serão apresentados, entre outros, os casos de estudo da Ponte do Sado (estrutura mista) e da Ponte 25 de Abril (estrutura metálica).

O presente seminário terá como Orador o Doutor João Pedro Santos coautor do livro "Estruturas Mistas de Aço e Betão” e autor de mais de 30 artigos redigidos em revistas e atas de congressos nacionais e internacionais, de outras 25 publicações de caráter técnico‑científico e de cerca de 35 apresentações em encontros e reuniões de índole científica, nacionais e internacionais. Trabalha como Bolseiro de Pós-Doutoramento no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Resumo da Referência Biográfica:
João Pedro Santos é natural de Leiria, onde concluiu o ensino básico e secundário. Licenciou-se em Engenharia Civil, ramo estruturas, no Instituto Superior Técnico, onde obteve também o grau de Mestre (atual Mestrado Avançado - MSc) em Engenharia de Estruturas, com uma dissertação no domínio das estruturas metálicas e mistas. Obteve, com mérito, o grau de Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Lisboa, com uma dissertação no âmbito do controlo da segurança de estruturas recorrendo à combinação de técnicas de inteligência artificial e de simulação numérica avançada.
Atualmente trabalha como Bolseiro de Pós-Doutoramento no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Este seminário será de organização conjunta entre a Delegação Distrital de Leiria da Ordem dos Engenheiros e a ESTG – IPL, com o apoio da ARICOP.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia para o email leiria@centro.ordemdosengenheiros.pt até dia 11 de Dezembro de 2014.