fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Seminário discute Mineração de Aterros

25 de Janeiro de 2016 | Geral, Engenharia do Ambiente, Engenharia Geológica e de Minas


Realizou-se no passado dia 21 de janeiro, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o Seminário "Mineração de aterros em Portugal: oportunidade ou ficção científica?", promovido pelos Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia do Ambiente e de Engenharia Geológica e de Minas. 

A sessão, que teve 50 participantes, iniciou com a mensagem de boas-vindas do Eng. Carlos Mineiro Aires, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE. Foram oradores a Profª Maria João Pereira, do CERENA/IST, que como representante do EURELCO, consórcio Europeu reconhecido pela Comissão Europeia para a Mineração de Aterros, apresentou o panorama europeu neste domínio. A Profª Graça Brito da FCT/UNL descreveu a sua experiência na prospeção em aterros urbanos, destacando os problemas encontrados e as boas práticas a seguir. 

Seguiram-se as apresentações da Engª Joana Frazão, da Tratolixo, e do Dr. Jorge Carvalho, da EDM, que apresentaram casos práticos de aterros, no primeiro caso de resíduos urbanos e no segundo de aterros mineiros apresentando as suas perspectivas sobre a possibilidade de mineração destes tipos de aterros e o Eng. Ricardo Diogo (Ambigroup) discutiu algumas das soluções técnicas que se colocam ao nível da recuperação de matérias primas. Finalmente, a Engª Joana Sabino, da APA, apresentou a perspectiva da APA sobre este domínio, no qual há hoje ainda um vazio legal. 

Após o intervalo, a sessão recomeçou com o debate moderado pelos Engs. Teresa Carvalho e Pedro Santos Coelho, dos Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Geológica e de Minas e de Ambiente, respetivamente. 

O debate foi animado, tendo-se discutido os entraves à mineração de aterros já selados mas também as oportunidades, em particular no que diz respeito à recuperação de energia e matérias primas secundárias a partir de aterros urbanos e industriais, incluindo escombreiras e rejeitados mineiros. Foi referida a falta de caracterização dos materiais existentes nestes aterros, necessária para a avaliação do seu potencial em termos de mineração. A falta de legislação neste domínio, sem a qual nada poderá ser feito, foi também salientada. 

Foi ainda destacada a realização em Lisboa de um simpósio internacional dedicado ao Enhanced Landfill Mining nos próximos dias 8 a 10 de fevereiro, simpósio este patrocinado pela Região do Sul da Ordem dos Engenheiros e que terá como oradores vários especialistas neste campo. 

Consulte aqui as apresentações:

Parceiros Institucionais