Sessão Técnica: Avaliação de Ruído, Poeiras e Vibrações no Corpo Humano nos Locais de Trabalho

29 de Junho de 2015 | Engenharia Geológica e de Minas

O Colégio Regional de Engenharia Geológica e de Minas vai realizar em Coimbra, no auditório da Sede Regional da Ordem, no próximo dia 09 de julho uma sessão técnica que terá como tema "Avaliação de Ruído, Poeiras e Vibrações no Corpo Humano nos locais de trabalho”, onde será oradora a Engª. Maria Luísa Pontes da Silva Ferreira de Matos (UCTM-Lab LNEG).

Data: 09 de julho
Local:  Coimbra, Auditório da Sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros
Horário: 18h30

Título da Sessão: Avaliação de Ruído, Poeiras e Vibrações no Corpo Humano nos locais de trabalho

Tema da Sessão: Avaliação de Ruído, Poeiras e Vibrações no Corpo Humano nos locais de trabalho – são transversais a todos os setores de atividade e, por maioria de aplicação normativa e legislativa, também fazem parte do nosso dia-a-dia. Parâmetros que implicam a segurança e a saúde ocupacionais, são tratados como fatores de risco físico e químico, e encontram-se presentes em muitos dos locais de trabalho. Após uma breve apresentação de cada um dos destes parâmetros: ruído, poeiras e vibrações no corpo humano, far-se-á uma pequena aplicação prática.

Oradora:  Engª. Maria Luísa de Matos

Empresa/Instituição: UCTM (Unidade de Ciência e Tecnologia Mineral) – Lab / LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia

Funções: Responsável Técnica do Sector de Higiene e Segurança

Nota biográfica: Nasceu no Porto em 1965. Bacharel em Engenharia Geotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desde 1987, Licenciada em Engenharia de Minas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 1990, mestre em Engenharia do Ambiente pela mesma Instituição, em 1997, atualmente frequenta o Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais da Universidade do Porto iniciado no ano letivo 2011/12.
Técnica Superior do LNEG, na Unidade de Ciência e Tecnologia Mineral, Laboratório de S. Mamede de Infesta. Principiou a sua atividade na ex-DGGM, IGM, atual LNEG, em dezembro de 1989, na área da segurança, higiene ocupacional e acústica ambiente, bem como na consultoria externa através da implementação de metodologias a acreditar pelo IPAC e respetivo seguimento a nível de auditoria interna. Autora de cerca de 30 artigos científicos na área. Docente Convidada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, nas disciplinas de Seminário de Segurança Ocupacional no Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais (MESHO).

Organização: Conselho Regional de Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

Entrada Livre!