Sessão Técnica: Informação Geográfica Voluntária para Gestão de Catástrofes

29 de Abril de 2015 | Engenharia Geográfica, Engenharia Informática

Os Conselhos Regionais de Colégio de Engenharia Informática e Engenharia Geográfica, vão promover a realização de uma sessão técnica sobre "Informação Geográfica Voluntária para Gestão de Catástrofes”, a realizar na sede da OERC, no dia 14 de Maio, pelas 18h00, no âmbito da Escola de Verão HSenSIG - Human Sensor and Geographic Information Systems for Disaster Risk Management (http://www.citizensensor-cost.eu/meetings/summer-schools/hsensig/), que irá decorrer na Universidade de Coimbra de 11 a 15 de Maio de 2015.

Título: Informação Geográfica Voluntária para Gestão de Catástrofes
Data e hora: 14 de Maio, às 18h
Duração: 1h30
Local: Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros da Região Centro
Enquadramento: Sessão no âmbito da Escola de Verão HSenSIG - Human Sensor and Geographic Information Systems for Disaster Risk Management
Palestrantes:
  • João Porto de Albuquerque (Universidade de São Paulo - Brasil)
  • Alberto Cardoso (Universidade de Coimbra - Portugal)
  • Norman Kerle (Universidade de Twente - Holanda)
Resumo: A sessão tem como objetivo apresentar à audiência as potencialidades da utilização de informação geográfica voluntária na resposta a situações de emergência ou de catástrofe de várias naturezas. As apresentações irão dar uma visão geral sobre as possíveis formas e uso de informação geográfica de voluntários no contexto da gestão de risco de catástrofes. Serão apresentadas diversas fontes de informação de voluntários (redes sociais, deteção participativa, mapas colaborativos, etc.) e seu potencial, bem como alguns casos de uso recentes.

Entrada Livre!