Sessão Técnica: Recuperação de matérias-primas secundárias: uma prioridade europeia

11 de Março de 2015 | Engenharia Geológica e de Minas

Data: 13 de Março de 2015
Local: Auditório da Sede Regional da OE em Coimbra
Hora: 18h 30m
Oradora: Prof. Dra. Maria Teresa da Cruz Carvalho
Entidade: Instituto Superior Técnico

Tópicos da palestra: Na comunicação será focada a importância que a Comissão Europeia dá atualmente à recuperação de matéria primas secundárias como forma de fazer face às necessidades da europa de desenvolvimento industrial.
É descrito o processamento de alguns tipos de resíduos donde hoje, em Portugal, são recuperadas matérias-primas secundárias e evidenciadas as semelhanças e diferenças no processamento das matérias-primas minerais. Incluem-se nesta apresentação a recuperação de metais provenientes de resíduos de equipamento elétrico e eletrónico (REEE) e de veículos em fim de vida (VFV), a recuperação de vidro a partir de resíduos urbanos indiferenciados e os resíduos de construção e demolição (RCD). São apresentados alguns casos desafiantes como o caso da recuperação de diferentes materiais ocorrentes em pequenos REEE. São ainda discutidos alguns aspetos económicos de importância fulcral no desenvolvimento de soluções.
Finalmente, são discutidas as possibilidades de intervenção da Engenharia Geológica e de Minas neste domínio e a situação atual.

Maria Teresa da Cruz Carvalho: Licenciatura em Engenharia de Minas no Instituto Superior Técnico in 1981. Mestrado em Mineralurgia e Planeamento Mineiro (1990). Doutoramento em Engenharia de Minas (1998), pelo IST em 1998 doutorou-se em Engenharia de Minas também no IST. Pós-graduação em Gestão de Empresas(2008,) no ISCTE. Professora Auxiliar do IST, investigadora do CERENA. De 1981 a 1988 integrou os quadros da Somincor, Sociedade Mineira de Neves Corvo, como engenheira de projecto e de processo. Desde então é professora no IST. Foi coordenadora do curso de Engenharia Geológica e de Minas e membro da Comissão Executiva do Departamento de Minas. Atualmente, é co-coordenadora do Mestrado em Engenharia Geológica e de Minas.

A atividade de investigação é realizada no CERENA (Centro de Recursos Naturais e Ambiente), centro de investigação do qual foi Presidente entre 2011 e 2013.

É Coordenadora do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da região Sul e membro do Grupo Operacional 1 da European Innovation Partnership on Raw Materials.

A atividade académica e de investigação centra-se principalmente na área do processamento de minérios e resíduos sólidos. Os mais recentes e importantes tópicos de investigação são a recuperação de vidro a partir do resíduos sólidos urbanos indiferenciados, a separação de metais provenientes de equipamento elétricos e eletrónicos e veículos em fim de vida, a separação de plásticos provenientes de resíduos e a aplicação de reagentes "verdes” na flutuação de diferentes tipos de minerais.

Organização: Conselho Regional de Colégio de Engenharia Geológica e de Minas.

Entrada Livre!