fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Sessões de Esclarecimento na OERA

O tema da Gestão das Àguas esteve em evidencia.

04 de Setembro de 2018 | Geral


Foram realizadas na Sede da OERA, nos dias 28 e 29 de agosto, duas sessões de apresentação relacionadas com o importante e urgente tema da gestão das águas pluviais. Ambas as sessões decorreram no âmbito do Simpósio Internacional CIB W062 realizado em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores. 

A primeira sessão de apresentação foi dedicada à explicação da norma europeia EN 16941-1 relativa aos Sistemas de Aproveitamento de Águas Pluviais em Edifícios.  O momento informativo e formativo promovido pela EPAL, Empresa Portuguesa de Águas Livres, SA. em parceria com o LREC (Laboratório Regional de Engenharia Civil) contou  com o  contributo do Eng. Marco Caetano, Engenheiro de Projeto na EPAL que  dedicou grande parte do seu percurso profissional à gestão e implementação de redes de água prediais e no desempenho de funções de gestão, de aconselhamento, de fiscalização sendo, atualmente Portuguese Expert do grupo de trabalho de normalização WG 50 (Use of treated wastewater) da CEN/TC 165 (Waste Water Engineering).

Na sessão seguinte, coordenada pela ADENE, foi tempo de conhecer a metodologia adotada e os resultados do desenvolvimento do "WATTer Skills Map”, o mais recente resultado do Projeto WATTer Skills. 


O Projeto WATTer Skills, co-financiado pelo Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia, procura a criação de um referencial comum de qualificações ao nível europeu, para formação e atualização de competências na temática da eficiência hídrica e do nexus água-energia nos edifícios. 


Para esta sessão de esclarecimento,  contou-se  com a disponibilidade da Eng. Ana Poças, Engenheira do Ambiente, Mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa, Doutorada em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Delft (Holanda) com experiência de investigação e aplicação no setor da água, nas temáticas da qualidade da água em redes de distribuição, na gestão patrimonial de infraestruturas e na gestão de perdas de água dos serviços urbanos de água.


Nunca será demais recordar e acrescentar, que a escassez de água é um problema real em muitas regiões Europeias que, de acordo com dados da ADENE, sendo expectável que este problema venha a afetar 45% do território Europeu, em 2030. Considerando o cenário, o risco de cheias irá aumentar cinco vezes, até 2050. Esta situação tem concentrado atenções para este tema e provocado um aumento de regulamentação na gestão da água e na sua eficiência, em toda a Europa, dando resposta aos problemas de escassez de água e aos objetivos de mitigação e adaptação às alterações climáticas. 

Um tema igualmente muito caro à Ordem dos Engenheiros, que tem dedicado o ano de 2018 à discussão intensiva da  temática das Alterações Climáticas e do quanto poderão afetar  o futuro do Mundo, do País e das Regiões. 


Parceiros Institucionais