Solução Ferroviária

Presidente da República voltou a homenagear os engenheiros portugueses

01 de Março de 2018 | Geral

Na sessão que ontem, 28 de fevereiro, decorreu na Ordem dos Engenheiros, dedicada ao futuro da ferrovia nacional, o Presidente da República voltou a prestar a sua homenagem aos engenheiros portugueses, reconhecendo-os como "uma classe fundamental para que exista desenvolvimento económico, social e humano no nosso País”, palavras que já havia proferido, aquando da cerimónia de Tomada de Posse do atual Bastonário, Carlos Mineiro Aires.

Relativamente ao tema central da conferência que encerrou, Marcelo Rebelo de Sousa entende estarmos num momento de "redescoberta das virtualidades da ferrovia”.

Confessou-se feliz por regressar a uma Casa, agora na qualidade de mais alto dignatário da Nação, e aqui encontrar "um consenso praticamente total no ponto que mais releva: a importância da ferrovia para a nossa economia e para o nosso País”, independentemente da diferença de opiniões quanto ao modelo a seguir.

O debate, promovido pelos subscritores do manifesto "Portugal – Uma ilha ferroviária na União Europeia", contou com as posições deste grupo de cidadãos e com a exposição da sua preocupação sobre o facto de Portugal não ter em marcha a introdução da bitola europeia na linha ferroviária nacional; com o ponto da situação trazido por Carlos Fernandes, Vice-presidente da IP – Infraestruturas de Portugal, e com a visão do Governo, apresentada pelo titular da pasta do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que anunciou o lançamento, na próxima semana, do troço Évora/Elvas, que corresponde ao maior investimento em ferrovia dos últimos 100 anos.

Nas suas palavras finais, o Bastonário afirmou corresponder este a "um daqueles casos [o da ferrovia] que mereceria uma adequada análise por parte do Conselho Superior de Obras Públicas, cuja reativação consta do Programa do Governo e que, embora tenha sido anunciada por diversas vezes, ainda são se efetivou, o que se torna urgente, pois novos investimentos e importantes decisões se perspetivam.”