fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Sustentabilidade Energética em discussão na Ordem dos Engenheiros

Painel de especialistas junta-se para debater a temática da Energia e Sustentabilidade

28 de Setembro de 2015 | Geral


Teve lugar, no passado dia 21 de setembro, a conferência promovida pelo Conselho Diretivo da Região Sul sobre "Energia e Sustentabilidade”, que reuniu no Auditório da OE cerca de 70 participantes para ouvirem um painel de especialistas na temática. 


O Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE começou por dar as boas-vindas aos participantes e, após enquadrar a temática, deu a palavra ao primeiro orador da tarde, o Eng. Mira Amaral. 

O Prof. Mira Amaral focou a sua apresentação no caso das Energias renováveis intermitentes, descrevendo o exemplo português e chamando a atenção dos participantes para os investimentos feitos em energias renováveis, bem como os custos que as mesmas têm tanto para o cliente final como para as empresas. 

A segunda apresentação, do Eng. Henrique Gomes, focou-se na Sustentabilidade da Política Energética, apresentando um conjunto de gráficos ilustrativos, a título de exemplo, da Evolução do Custo Efetivo do Sistema Elétrico, da comparação dos custos de eletricidade entre Portugal e restantes países da União Europeia ou dos investimentos europeus em energias renováveis desde 2004 até à data. 

Em seguida, o Prof. Clemente Pedro Nunes debruçou-se sobre "A Política Energética, o Ambiente e a Competitividade Económica de Portugal”, começando por enunciar a definição de uma política energética como um objetivo estratégico prioritário para o país. Após um enquadramento das mudanças no mundo com o "Choque Petrolífero”, o Professor do IST focou-se na Eficiência energética Global de Portugal, terminando a sua apresentação com alguns desafios para o futuro, tanto Português como Europeu. 

Apesar da hora já tardia, a conferência terminou com um aceso e participado debate.

Consulte aqui as apresentações:

Parceiros Institucionais