fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Tecnologias Inovadoras de Desmonte e Escavação de Rocha em debate na OE

Decorreu no passado dia 10 de abril, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

28 de Abril de 2014 |


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no passado dia 10 de abril, uma Conferência subordinada ao tema "Tecnologias Inovadoras de Desmonte e Escavação de Rocha", integrada no Ciclo de Conferências "Recursos Minerais de Portugal”.

Os quatro oradores permitiram dar um maior conhecimento das melhores tecnologias disponíveis e que são atualmente utilizadas no mercado nacional. A conferência foi inicicada pelo Engº Pedro Bernardo (ORICA) que evidenciou a evolução dos sistemas de iniciação de detonadores, quer do ponto de vista técnico, quer de segurança, com exemplos nacionais de sucesso na aplicação dos detonadores eletrónicos. Seguiu-se a apresentação do Engº Hélder Valente da Cimertex, que apresentou uma nova geração de escavadoras hidráulicas com sistema híbrido, que permite ganhos ambientiais e de custo operacional, e o Engº Peter Johansson da WASSARA- Suécia que apresentou uma nova tecnologia de furação, propulsionada por água, com especial aplicação na reabilitação de barragens, produção mineira e mais recentemente, na aplicação de Jet-Grouting. A conferência terminou com o Engº João Gouveia (MAQUINTER), que apresentou uma tecnologia inovadora de execução de "Slot Holes" , com vantagens a nível de rapidez e de segurança, desenvolvida pela Herrenknecht. 

Cerca de 50 participantes assistiram, no Auditório da Região Sul da OE em Lisboa, às apresentações dos oradores convidados. Em resposta às muitas solicitações por parte dos Membros que se encontram a trabalhar fora do país, a Conferência foi transmitida em direto, através do Portal da OE. A página do evento, onde foi efetuada a transmissão, registou 160 visualizações de página.

Apresentações dos Oradores:

Parceiros Institucionais