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Terminal de Contentores de Sines e Navio MSC VEGA em visita

05 de Dezembro de 2014 | Engenharia Civil, Engenharia Naval


No passado dia 27 de novembro, um grupo de cerca de 40 engenheiros partiu de Lisboa pelas 8h30, com destino a Sines, numa Visita Técnica promovida pelos Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Naval e de Engenharia Civil.

À chegada, o grupo foi recebido no auditório da Administração do Porto de Sines pelo Eng. António Milhano, Project Manager da PSA - Sines - Terminais de Contentores, e pela Drª Inês Cruz, Diretora de Operações da MSC Mediterranean Shipping Company (Portugal). Após uma primeira apresentação técnica com enfoque nas soluções construtivas aplicadas nas diversas fases do Terminal de Contentores de Sines, teve início a visita à frente de obra da segunda fase de expansão do Terminal XXI, onde foi possível ver, in loco, o alargamento do cais de 730 para 940 metros, a extensão do terrapleno e o respetivo molhe de proteção.

No momento da visita estavam em plena operação de carga e descarga dois navios da MSC, o que possibilitou acompanhar a manobra de atracação do navio M/V MSC VEGA. Este navio destaca-se pelos seus 366,46 metros de comprimento, 48,2 metros de boca e com capacidade para transportar 13.000 contentores de 20 pés – TEU´s.

O grupo visitou, em seguida, o parque de contentores, onde se encontrava o novo scanner de contentores, assistiu às operações de interface com a ferrovia na zona norte do Terminal e presenciou ainda os trabalhos finais de montagem de um dos maiores pórticos de cais do mundo (pórtico super post-panamax). Sobre este, refira-se que "esta geração de pórticos tem um alcance útil de lança de 70 metros, o que permite operar até 24 filas de contentores a bordo dos navios. Em operação tem de altura 90 metros acima do cais e 133 metros em posição de estacionamento”. O percurso prosseguiu pelas novas instalações dedicadas à manutenção dos diversos equipamentos operacionais do Terminal, nomeadamente os spreaders, os atrelados e os tratores, entre outros.

Após o almoço, o comandante do M/V MSC VEGA teve a amabilidade de permitir uma visita às zonas nevrálgicas do navio, incluíndo a ponte de navegação e respetivas asas, a casa das máquinas, com relevo para o imponente motor de 98,218hp e demais equipamentos. Foi ainda possível o contacto e troca de ideias com os membros da tripulação, nomeadamente sobre a vivência a bordo, a operacionalidade do navio e até questões logístico-operacionais do Porto de Sines.

Com uma nota positiva de todos os participantes, o grupo regressou a Lisboa com a promessa de futuras visitas similares.

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