Transportes do Futuro em análise no ciclo Smart Cities

26 de Junho de 2014 |

O futuro dos transportes foi o tema que deu mote à quinta conferência do ciclo dedicado às Smart Cities, que decorreu no passado dia 25 de junho, no auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, e que contou uma vez mais com uma forte e ativa participação dos membros.

O Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires, abriu a sessão referindo-se ao grande interesse que o tema suscita e ao empenho que o Conselho Diretivo da Região Sul e os Conselhos Regionais de Colégios têm demonstrado na organização de múltiplos debates sobre temas do interesse para os membros.

De seguida, o moderador da sessão, Eng. Carlos Gaivoto, fez a introdução ao tema refletindo sobre o conceito "Thinking Cities”. Posteriormente, os oradores convidados apresentaram as suas dissertações:

- Eng Vasco Durão: "Transportes do Futuro”.

A sessão foi encerrada pelo coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, Eng. Aires Ferreira, que destacou algumas ideias retiradas da sessão, em jeito de conclusão da mesma:

- A cidade inteligente não deve ser apenas baseada na tecnologia. O ser humano deve estar no centro dela.
- A Mobilidade, multimodalidade e eficiência do tráfego, são questões relacionadas com a gestão da rede e sua eficiência, dando enfoco particular aos sistemas de transporte inteligentes.
- O Lançamento dos Corredores Azuis a GNL (LNG Blue Corridors), um projeto europeu financiado pelo Seventh Framework Programme (FP7).
- Os veículos a gás natural podem beneficiar a mudança climática, com a conversão de motos diesel para gás natural.