V International Training Course in Topography

29 de Outubro de 2013 | Geral

O Consiglio Nazionale Geometri e Geometri Laureati (CNGeGL) organizou, com o apoio local do Colégio Nacional de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheiros, o V Curso Internacional de Formação em Topografia, que decorreu em Lisboa entre 10 e 18 de outubro.

Trata-se de uma iniciativa formativa de elevado prestígio e reconhecida por várias e importantes instituições internacionais, como é o caso da International Federation of Surveyors (FIG), da Fundação FIG, do Council of European Geodetic Surveyors (CLGE), do European Group of Surveyors (EGoS), e da Mediterranean Union of Surveyors (UMG).
No Curso estiveram envolvidos 49 jovens profissionais de 19 nacionalidades, oito dos quais portugueses e nove de fora da Europa. Ao longo de seis dias assistiram a diversas aulas, lecionadas não só por professores de Portugal mas, também, de Itália, Grécia, Turquia e Reino Unido, bem como a apresentações de atividades práticas (demonstração de levantamentos com VANT, laser scanner e hidrográfico). Nos dois últimos dias do Curso participaram ativamente na 1st FIG Young Surveyors European Meeting.

Transcrevem-se as palavras escritas, dirigidas a estudantes do curso pelo presidente do CNGeGL, Fausto Savoldi, sobre a necessidade e justificação da realização de um curso com uma tão grande diversidade de nacionalidades: "Hoje em dia governar o território significa compreender os problemas graves e emergências que o nosso planeta tem de enfrentar no curto prazo. A busca de fontes alternativas e renováveis de energia tornou-se uma necessidade, especialmente em países, como os europeus, que utilizam a maior parte dos seus recursos para comprar a energia produzida por substâncias fósseis os quais estão destinados, mais cedo ou mais tarde, a se esgotar. A recolha e reciclagem de resíduos, bem como o armazenamento e reutilização de materiais da demolição de estruturas estão, em muitas regiões do mundo, a colocar problemas intransponíveis se não for previamente planeado e organizado com projetos específicos.
Estas emergências e necessidade de planeamento estão de alguma forma estão ligados à topografia que não só pode ser considerada mais unicamente uma forma de representação do território, mas tornou-se cada vez mais ligada à recolha de dados necessária para a programação e gestão sustentável do ambiente em que vivemos.

É um facto que tudo começa com uma representação real e precisa do território físico, mas essa representação é usado hoje em dia como uma ferramenta para relatar qualquer informação sobre o clima, risco sísmico, características geomorfológicas e quaisquer outras informações a respeito da vida e da população de um determinado território, e tendo em conta os dados relacionados com a cultura, as tradições o património e a história da população.
A Topografia, ao recolher e organizar dados, situada na fronteira da tecnologia da informação é um elemento chave para as escolhas políticas e económicas de todas as pessoas. Cada medição, cada dado, cada representação de um pormenor é uma peça no grande puzzle da cartografia mundial que usamos para encontrar o nosso caminho, para conhecermos uns aos outros, para enfrentar eficazmente as emergências. Em uma palavra, para "viver ".
Os profissionais formados em Engenharia Geográfica e Topográfica escolheram, portanto, uma atividade essencial para o desenvolvimento harmonioso e sustentável de nossa sociedade. Claro que nem todos os temas podem ser abordados neste curso, cujo objetivo principal é criar emoção e curiosidade antes mesmo de habilidades específicas, as quais serão então desenvolvidas nas estruturas operacionais de que fazem parte, nos seus respetivos países."