Valorsul recebe visita de três dezenas de engenheiros

28 de Janeiro de 2011 | Geral

Realizou-se, no passado dia 20 de Janeiro, uma visita técnica às instalações da Valorsul – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A., em S. João da Talha. Promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, o evento contou com a participação de cerca de três dezenas de engenheiros de diversas especialidades.

Os visitantes foram recebidos pela Eng.ª Ana Penha, da Direcção de Estudos, Qualidade e Inovação, e pelo Dr. João Paulino, da Direcção de Comunicação, Imagem e Documentação, tendo sido visionado um filme institucional de enquadramento da actividade da empresa, seguido de uma apresentação, em sala, sobre a forma de gestão de resíduos levada a cabo pela Valorsul na sua zona de abrangência (19 municípios da grande Lisboa e Região do Oeste): a triagem de materiais recicláveis, a valorização orgânica, a incineração com recuperação de energia, a valorização de escórias e a deposição em aterro.

Seguiu-se a visita à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, insualação da empresa que procede à incineração de resíduos sólidos indiferenciados. Esta unidade recebe uma média diária de 2000 ton de resíduos, com um poder calorífico inferior de 7820 kJ/kg. Com três linhas de combustão instaladas, produz 587 kWh de energia eléctrica bruta por tonelada de resíduos. Os gases de combustão são tratados para remoção de óxidos de azoto, acidez, metais pesados, partículas e dioxinas e furanos. Resultam ainda, por tonelada de resíduos incinerada, 200 kg de escórias e 30 kg de cin{as e resíduos de tratamento de gases. Os metais ferrosos e não ferrosos são enviados para recuperação externa*.

Dusante a visita, que durou cerca de três horas, a Valorsul foi mostrando, explicando e respondendo a questões que foram sendo colocadas pelo grupo de participantes que, no final, agradeceu a gentileza da visita realizada às instalações em S. João da Talha.

* Os dados aqui mencionados são valores nominais.