Visita à Central Hidroeléctrica de Picote

14 de Julho de 2011 | Especializações

Numa iniciativa da Comissão Executiva da Especialização em "Direcção e Gestão da Construção” e com o apoio da Ordem dos Engenheiros - Região Norte decorreu, no passado dia 08 de Julho, uma visita técnica às obras do reforço de potência da Central Hidroeléctrica de Picote.

A nova central, situada no concelho de Miranda do Douro, está a ser construída no interior do maciço granítico da margem direita do rio Douro e tem por objectivo principal a recuperação da energia hídrica ainda disponível no local, que se desperdiça anualmente por descarregamentos, constituindo assim um contributo muito positivo para os objectivos nacionais de produção de energia eléctrica por via renovável e, consequentemente, para a redução da dependência dos combustíveis fosseis, que são importados, bem como para a redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEEs).

Tendo a EDP como Projectista e Gestor de todo o processo construtivo, este projecto envolve a participação de várias empresas de referência, nomeadamente o consórcio MSF/Opway com a Empreitada Geral de Construção Civil, o consórcio Voith Hydro/ Siemens com o Fornecimento dos Equipamentos, a Consulgal com a Fiscalização da Obra e a Tecnoplano com a Coordenação de Segurança em Obra.

Esta visita, que contou com a presença de cerca de 20 participantes, iniciou-se com uma pequena apresentação pelo Director de Projecto, Eng.º António Freitas da Costa, que depois de uma breve referência aos empreendimentos hídricos que a EDP tem em construção no momento, nomeadamente, Picote II, Bemposta II, Alqueva II, Venda Nova III, Salamonde II, Baixo Sabor, Ribeiradio/Ermida e Foz Tua, incidiu especificamente na obra de Picote.

O projecto consiste na construção de um novo circuito hidráulico subterrâneo, em túnel, e uma nova central instalada numa caverna de grandes dimensões, situada a uma profundidade de cerca de 150 m, onde está a ser instalado o novo grupo gerador, dotado de uma turbina do tipo Francis dimensionada para um caudal de 400 m3/s.

De referir que o importante neste tipo de construções subterrâneas é criar condições de habitabilidade e trabalho aceitáveis, daí se exigir muito trabalho do ponto de vista da qualidade e da segurança da construção. Um dos objectivos do Director do Projecto é manter este nível de qualidade, destacando o facto de estarmos aproximadamente a 3 meses do final da construção e não se terem registado acidentes graves.

Seguiu-se uma visita ao local onde decorrem os trabalhos de construção, que se iniciaram em Maio de 2007 e que deverão estar finalizados em Outubro de 2011, com uma antecipação de cerca de 1,5 meses. Esta nova unidade terá como potência 246 MW, uma produtibilidade média anual de 244 GWh e uma incorporação nacional de 80% a 85%. Os visitantes tiveram a oportunidade de aceder a diversas partes dos túneis do circuito hidráulico e da caverna da central, assim como assistirem à demolição por implosão de um bloco da ensecadeira da tomada de água, uma abóbada em betão com 35 metros de altura.

Após a visita à obra, seguiu-se o almoço oferecido pelo consórcio MSF/Opway, que teve lugar no refeitório da obra.

Página de Especialização em Direcção e Gestão da Construção »»»