fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Visita à Obra de Reabilitação do Banco de Portugal

16 de Dezembro de 2010 | Especializações


A Comissão Executiva da Especialização em Direcção e Gestão da Construção, organizou no dia 16 de Dezembro de 2010, uma visita técnica à obra de Reabilitação Estrutural da antiga Igreja de S. Julião e do Edifício Sede do Banco de Portugal, em plena Baixa Pombalina.

Este evento teve a importante colaboração activa do Dono de Obra - Banco de Portugal, Projectista - A2P e Empreiteiro - HCI.

O Eng. Diogo Macedo, responsável técnico por parte do Banco de Portugal fez o enquadramento histórico do local, objectivos do investimento e resultados esperados com a reorganização do novo espaço.
O Eng. Vasco Appleton fez uma apresentação dos desafios, alternativas estruturais estudadas e soluções adoptadas, nas várias zonas dos edifícios.
O Eng. Rui Silva, director da obra, deu a conhecer aos presentes, a forma como o empreiteiro estudou e está a desenvolver a obra, tendo em conta a sua complexidade técnica, dificuldades de estaleiro e prazo limitado.

Seguiu-se a visita à obra, em que todos tiveram a oportunidade de constatar os problemas e soluções anteriormente apresentadas pelos oradores.

São de destacar os cuidados com o património urbano encontrado, achados arqueológicos e soluções técnicas estruturais nomeadamente, contenções, micro-estacas e jet grouting.

Parceiros Institucionais