Visita Técnica à ETAR da Guia – SANEST

10 de Dezembro de 2013 |

Realizou-se, no passado dia 29 de novembro de 2013, uma Visita Técnica à ETAR da Guia, da SANEST, S.A., promovida pelo Conselho Regional Sul de Colégio de Engenharia do Ambiente, em que participaram membros de vários colégios.

Os visitantes foram recebidos pelo responsável de Comunicação da empresa, Jorge Gomes, pelo Diretor de Engenharia, Eng.º Santos Silva e pela Engª. Catarina Lopes.

A visita começou com uma apresentação da empresa e do Sistema Integrado de Saneamento da Costa do Estoril, através da projeção de um filme sobre a ETAR da Guia, com particular incidência sobre a fase de construção desta notável infraestrutura ambiental. Foram ainda salientadas as medidas de minimização que a empresa implementou na sequência do Estudo de Impacte Ambiental.

Seguiu-se uma visita às instalações da fase líquida da ETAR, situadas na Guia, integralmente subterrâneas, para minimização dos impactes ambientais.

A visita contemplou também a fase sólida da ETAR, localizada a cerca de 4 km a Norte das instalações da fase líquida, que ocupa uma área de cerca de 4 ha e que inclui as etapas de receção, espessamento, digestão e desidratação de lamas, para além da secagem térmica das mesmas, tecnologia que é pioneira a nível nacional.