Visita Técnica à Fábrica da Secil no Outão

27 de Janeiro de 2014 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas organizou, no passado dia 25 de janeiro, uma Visita Técnica à Fábrica da Secil, no Outão, que contou com a participação de um grupo de mais de 30 engenheiros.
Primeiramente foi feita uma apresentação geral da empresa pelo Eng. José Oliveira, com o apoio do Eng. Pedro Pereira, e a visualização de um vídeo com a história e evolução da pedreira e da fábrica, as particularidades do negócio assim como as exigências técnicas e ambientais que envolvem a exploração da pedreira e o fabrico do cimento. Os participantes, pela sua variedade de formação académica deram um contributo muito interessante pela diversidade de pontos de vista e questões técnicas.
A visita foi iniciada nos viveiros da Secil, tendo depois sido feita uma deslocação à pedreira de modo a compreender-se o plano de lavra e todo o ciclo de produção (desmonte, carregamento, transporte e britagem), as exigências da exploração, bem como a visualização das várias técnicas de recuperação paisagística desenvolvidas ao longo dos anos.
A visita terminou com uma deslocação à fábrica com paragem na sala de comando de modo a haver um breve entendimento do processo de fabrico e controlo de qualidade.
 Por fim, o programa culminou com um almoço gentilmente oferecido pela SECIL na sua cantina.