Visita técnica à fragata Shtandardt e à Nelo Kayaks

07 de Abril de 2017 | Engenharia Naval

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval da Ordem dos Engenheiros realizou, a 6 de abril passado, uma visita técnica a Vila do Conde com o objetivo de visitar a fragata russa Shtandardt, réplica do navio em madeira mandado construir no século XVIII pelo czar Pedro I para defender a cidade de São Petersburgo. A comitiva foi recebida pelo Capitão Vladimir Martus, que explicou a história do navio e as suas características técnicas, tendo depois guiado uma visita ao interior do navio.

No mesmo dia realizou-se ainda uma visita técnica às instalações da Nelo Kayaks, situada também em Vila do Conde, empresa portuguesa de grande prestígio no domínio do projeto e fabrico de caiaques de alta competição. O dono e fundador da empresa, Manuel Ramos, realizou uma exposição da história da empresa e do processo geral de desenvolvimento das embarcações, incluindo a fase de adaptação de cada caiaque às características específicas do atleta que o vai utilizar. Seguiu-se uma visita à instalação fabril propriamente dita, incluindo a oficina de moldes (que incorpora uma máquina de controlo numérico), laminagem, estufa e terminando nos acabamentos, tendo sido portanto possível observar os vários modelos em produção e as particularidades de cada fase de fabrico.