fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Visita Técnica à IKEA Alfragide

19 de Junho de 2018 | Geral, Engenharia Eletrotécnica


A 22 de maio realizou-se a visita à central fotovoltaica de produção de energia da loja da IKEA em Alfragide (Lisboa), organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica.

Foram cerca de meia centena os Engenheiros que participaram nesta visita, tendo sido recebidos por Paulo Rodrigues, Facility Manager da IKEA Portugal, responsável por coordenar as atividades de manutenção das cinco lojas IKEA no país, promover a eficiência energética e a utilização de energias renováveis.

A visita começou com a apresentação, em sala, das características do projeto e da estratégia de sustentabilidade energética da IKEA. Foram salientados diversos aspetos, tais como o facto de a performance da central fotovoltaica, que iniciou o seu funcionamento em junho de 2016, estar a corresponder com as estimativas de projeto. Referiu-se também que este investimento foi feito na íntegra com capitais próprios da IKEA e que a sua implementação demorou cerca de seis meses, desde o início dos trabalhos até à receção provisória e início de produção. Foram abordados também todos os passos realizados para licenciamento, inspeções e aprovações da central fotovoltaica.

A título de curiosidade foi referido que, como a loja é um espaço de atendimento ao público que não podia ficar sem fornecimento de energia, na fase de interligação da central fotovoltaica com a rede foi necessário alugar um grupo de produção de energia elétrica que substituiu o fornecimento. Em seguida, o grupo visitou as instalações técnicas da central e da IKEA que se localizam na cobertura do edifício.

O Colégio de Engenharia Eletrotécnica agradece a Paulo Rodrigues e à IKEA a disponibilidade e a recetividade para a realização desta visita.

Informa-se que, como esgotou o número de participantes, irá ser agendada nova visita.

Consulte a apresentação aqui

Parceiros Institucionais