Visita Técnica à Renova FPA

16 de Outubro de 2015 | Geral

O Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, organizou, no passado dia 8 de outubro, uma visita técnica às fábricas da Renova, na Zibreira, Torres Novas, que contou com a participação de um grupo de mais de 30 engenheiros.

O grupo da Ordem foi recebido pela Dr.ª Filipa Roldão, Brand Manager da Renova, que, no anfiteatro da fábrica 1, fez uma apresentação geral da marca, dos produtos Renova, e uma retrospetiva desde a sua formação e génese. Abordou também a evolução do portfolio de produtos, processo de internacionalização e partilhou futuros projetos.

Em 1939 nasceu a fábrica 1, que foi sendo cada vez  mais orientada para o fabrico de produtos de consumo, nomeadamente, a produção e transformação de papéis Tissue. Nasce posteriormente a fábrica 2, de modo a acompanhar o crescimento da marca e o desenvolvimento de novos produtos. No início da década de 90, inicia-se o processo de internacionalização, primeiro no mercado espanhol, e posteriormente no francês. Em 2005 dá-se a mudança de paradigma em relação ao papel higiénico, com a criação dos rolos pretos, o que fez com que a marca ganhasse uma maior notoriedade e projeção internacionais, cativando os media e simultaneamente, os consumidores, com um produto simples, mas singular. A Renova partilhou com os participantes  a epifania que deu origem à conceptualização do papel higiénico preto, que começou nos artistas e nas fitas gigantes do Cirque du Soleil, quando o presidente da marca assistia a um dos seus espetáculos. Neste momento, a fabricar cerca de 100 M ton/ano de papel nas suas fábricas em Torres novas, a apostar na modernização e aquisição de novas máquinas e a começar a arrancar a 3ª unidade fabril em França, na zona de Vichy, estão lançadas as premissas para alargar e consolidar a sua presença internacionalmente.

Depois da apresentação, seguiu-se uma visita ao Rio Almonda, fonte de um dos principais recursos para a produção de papel, que se encontrava bem conservado. Trata-se de uma empresa certificada nas vertentes da qualidade, ambiente, segurança e higiene. A Loja da Renova foi o ponto seguinte, onde foi possível constatar a diversidade de produtos da marca.

A visita prosseguiu para a fábrica 2, onde se encontra o Centro de produção. Aqui, os membros tiveram a possibilidade de conhecer o funcionamento de diversas áreas. Primeiro, na divisão de reciclagem,  observou-se o local onde o papel começa por chegar tanto em blocos compactados dos centros de triagem, como também da própria Renova, reutilizando o papel das sobras. Aqui, passa por várias etapas, como a degradação, pré-depuração, depuração fina, crivagem, flotação, lavagem e branqueamento, tendo também o apoio de uma E.T.A.R. ao lado. Seguiu-se a divisão de fabricação, onde, se pode observar a monitorização das várias áreas de fabrico, os serviços de Qualidade, onde se realizam análises, ensaios e testes permanentes aos produtos,  e depois, a divisão de transformação, onde se pode acompanhar a finalização dos produtos e respetivo embalamento, enquanto circulavam pela fábrica alguns autómatos, que distribuíam as cargas de produto. A visita terminou na área de Logística/ Armazém de produto acabado,  um local com mais de uma dezena de metros de altura, onde se assistia a um sistema flexível e dinâmico de arrumação.

Apesar do atraso no regresso a Lisboa, os membros manifestaram interesse e satisfação em conhecer um exemplo de sucesso, prosperidade e desenvolvimento que a Renova representa.