Visita Técnica à Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos e à CTVIII

30 de Dezembro de 2015 | Geral

A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 19 e 22 de Outubro, pelas 17h30, duas visitas técnicas à Nave III da Central Térmica da Vitoria (CTVIII) e à Unidade Autónoma de Gás Natural dos Socorridos (UAG).

As visitas técnicas contaram com a participação de cerca de 40 colegas das diversas especialidades.

A Central Térmica da Vitoria, é a maior e a mais importante central do sistema eletro-produtor da Ilha da Madeira, sendo propriedade da Empresa de Eletricidade da Madeira, SA, sendo a Nave III, ou CTVIII, constituída por 3 grupos, semi-rápidos, dual-fuel, de 17 MW.

Iniciada a exploração a fuelóleo, em 2010, foi apenas possível comutar a operação da CTV III para o funcionamento a gás natural, após a construção da Unidade Autónoma de Gás Natural Liquefeito (UAG) e realizada a reconversão dos grupos, que ocorreu em 2014.

A operação e exploração da CTV a gás natural, permitiu uma redução de cerca de 99% nas emissões de dióxido de enxofre, 94% nas emissões de partículas, 91% em compostos de azoto e 28% nas emissões de dióxido de carbono.

A Unidade Autónoma de Gás Natural (UAG), localizada junto à Central Termoelétrica dos Socorridos, propriedade da Gáslink – Gás Natural SA, é atualmente a maior infra-estrutura de armazenamento de gás natural liquefeito do país, permitindo assegurar o fornecimento contínuo de gás natural para produção de eletricidade até 450 GWh/ano.

A UAG está inserida num projeto pioneiro e inovador de implementação de um gasoduto virtual, que inclui uma frota de contentores-cisterna criogénicos de 40 pés que se deslocam por mar e estrada, entre o terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) de Sines, em Portugal Continental e a Ilha da Madeira, num circuito contínuo superior a 1.000 km.

A visita à CTVIII foi conduzida pelo Engenheiro Paulo Ramos, diretor técnico da respetiva central. Na visita à UAG dos Socorridos fomos conduzidos pelo Engenheiro João Sousa, diretor técnico da respetiva unidade.