fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Visita Técnica ao Antigo Sistema de Abastecimento de Água de Lisboa

12 de Janeiro de 2017 | Geral, Engenharia do Ambiente


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros organizou, no passado 12 de Dezembro, uma visita técnica às infraestruturas que integraram o antigo sistema de abastecimento de água de Lisboa. 

Esta visita, de meio dia, teve início no Museu da Água, e possibilitou a observação de algumas das infraestruturas que se mantiveram em serviço até há poucas décadas atrás, e que são atualmente parte integrante do Museu da Água da EPAL. Inaugurado a 1 de outubro de 1987, o Museu reúne um valioso património documental, cultural e monumental, onde pode também ser apreciada a antiga Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos. Os participantes puderam aqui obter um enquadramento histórico sobre a alteração dos hábitos de consumo de água das populações desde a era medieval, condicionadas por crenças religiosas, epidemias e catástrofes naturais, que levaram a alterações nas práticas de higiene. A água começou cada vez mais a ser um bem necessário, o que levou ao aumento da sua procura e consumo, impulsionando o desenvolvimento do sistema de abastecimento de água na zona de Lisboa. Surgiu então no final do século XVIII, uma das mais emblemáticas obras da engenharia hidráulica, o Aqueduto das Águas Livres, baseado num vasto sistema de captação e transporte de água por via gravítica. A necessidade de aumento de fornecimento de água levou à construção do Aqueduto do Alviela, e do reservatório final da água captada, denominado Reservatório dos Barbadinhos. Ao lado, foi construída uma estação elevatória a vapor, destinada a bombear água do aqueduto do Alviela para a cidade de Lisboa, tendo o edifício passado a ser denominado de "Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos". 

A visita seguiu para o Aqueduto das Águas Livres (troço final) e Galeria subterrânea do Loreto, tendo os participantes visitado o troço entre o Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e o Reservatório da Patriarcal, no Jardim do Príncipe Real.

Esta visita incluiu também um cocktail, que os participantes puderam desfrutar no Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras.

Parceiros Institucionais