Visita Técnica ao Antigo Sistema de Abastecimento de Água de Lisboa

2.ª Edição

19 de Dezembro de 2013 | Engenharia do Ambiente

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros promoveu, no passado dia 6 de dezembro, a realização de uma segunda visita técnica às infra-estruturas que integraram o antigo sistema de abastecimento de àgua de Lisboa, que atualmente são parte integrante do Museu da Água da EPAL, em resposta ao elevado interesse manifestado pelos engenheiros membros da Ordem.
Dos quatro núcleos dispersos pela cidade que são património monumental do Museu da EPAL, começamos por percorrer o Aqueduto das Águas Livres (nos dois sentidos) em Campolide e, seguidamente, percorremos o antigo percurso da água para o Reservatório da Mãe d’Água, que começa em Campolide e termina junto ao Largo do Rato, onde foi servido um almoço para todos os participantes.
À tarde, os locais visitados/percorridos foram o Reservatório da Patriarca, no Principe Real, e a galeria subrerrânea do Loreto, com cerca de 410m, até ao Miradouro de São pedro de Alcântara.
A última estrutura deste antigo sistema de abastecimento de água de Lisboa a ser visitada foi a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, em Stª Apolónia, onde está localizado o Museu da Água da Epal.
Toda a visita foi efetuada com um guia da EPAL que deu a todos os participantes preciosas informações sobre a construção destes monumentos bem como hábitos de consumo de água e higiene naquela época.