Visita Técnica ao BIOCANT Park - Centro de Inovação em Biotecnologia

29 de Junho de 2018 | Geral

Os Conselhos Regionais de Colégios de Engenharia Química e Biológica das Regiões Sul e Centro da Ordem dos Engenheiros, em parceria, organizaram, no dia 27 de junho, uma visita técnica ao BIOCANT Park - Centro de Inovação em Biotecnologia.

Situado em Cantanhede, o BIOCANT Park é o primeiro parque de biotecnologia em Portugal, tendo como objetivo patrocinar, desenvolver e aplicar o conhecimento avançado na área das ciências da vida, apoiando iniciativas empresariais de elevado potencial.

A introdução à visita foi feita pela diretora de inovação daquela entidade, Joana Branco, que apresentou aos visitantes a evolução e uma perspetiva geral do parque tecnológico.

Seguiram-se visitas a empresas de referência na área da biotecnologia, nomeadamente a CRIOESTAMINAL, a CBRA GENOMICS e, por último, a UC-BIOTECH, a nova infraestrutura de investigação e capacitação empresarial do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

Ao final da manhã, após a chegada à cidade da Beira Litoral, e antes do almoço que precedeu a visita ao Centro de Inovação em Biotecnologia, houve oportunidade para uma breve visita à Adega Cooperativa de Cantanhede, durante a qual o responsável pelo departamento de exportação e marketing, Vítor Almeida, deu a conhecer em detalhe as especificidades do método tradicional de fabrico de espumantes.

Tomaram parte nesta atividade o coordenador e os dois vogais do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Química e Biológica da Região Sul, assim como a coordenadora e o vogal do Colégio Regional de Engenharia Química e Biológica da Região Centro e o diretor executivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

No final da visita os comentários dos participantes foram muito positivos quanto ao sucesso da mesma.