Visita Técnica ao Empreendimento de Fins múltiplos do Alqueva

16 de Outubro de 2014 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em conjunto com a Delegação Distrital de Évora organizaram uma visita técnica ao Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, que se concretizou no sábado, dia 4 de outubro, com 45 participantes de diferentes Colégios, nomeadamente de Engenharia Agronómica, Civil, Eletrotécnica, Mecânica, Geológica e de Minas e Química e Biológica.

A mesma iniciou-se em Beja com um "briefing” no auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A. (EDIA),empresa responsável pela conceção, construção, exploração e promoção do EFMA - Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, entidade que promove o investimento estruturante e dinamizador do desenvolvimento regional, assente no conceito de fins múltiplos, de abastecimento público, de produção de energia limpa, de infraestuturação para regadio de 120.000 hectares de solos e de aproveitamento hoteleiro, turístico e náutico da albufeira criada pela barragem.

Seguiu-se a visita a algumas infraestruras do Empreendimento, designadamente à Estação Elevatória de Pedrógão/Margem Esquerda, ao reservatório de Orada e canal Orada/Amoreira e à Estação Elevatória Serpa/Norte, que permitiram percecionar o funcionamento destes subsistemas.

Foi visitado o Centro de Telegestão de Serpa, no qual foram evidenciadas as vantagens da utilização desta ferramenta tecnológica, que possibilita a gestão integral dos diversos perímetros de rega, proporcionando um eficaz relacionamento entre o agricultor e a equipa de gestão, na programação e otimização dos períodos de rega perante os perfis solicitados.

A visita terminou com a deslocação ao Centro de Interpretação do Alqueva (CIAL) junto à barragem, onde foram abordadas diversas matérias relacionadas com proteção arqueológica e ambiental que foram prosseguidas, bem como a gestão sustentável desejada para o Empreendimento. O investimento privado realizado na agricultura e agro-indústria na zona de influência do Alqueva, que já ultrapassa os 700 milhões de euros, sinaliza o desenvolvimento e dinamismo de uma região do País, que importa acompanhar.