fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Visita Técnica ao Terminal de GNL (REN) e à Refinaria de Sines (Galpenergia)

10 de Novembro de 2011 | Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica


 

No passado dia 10 de Novembro, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica, em parceria com o Colégio Regional Sul do Colégio de Engenharia Electrotécnica realizaram uma visita técnica ao Terminal de GNL (REN) e à Refinaria de Sines, (Galpenergia), que contou com um grupo de mais de 30 engenheiros.

A visita teve inicio no Terminal de GNL de Sines, onde foi feita uma apresentação sobre o historial,  o desenvolvimento e sobre as principais funções do Terminal. Foi ainda apresentado o projecto de expansão do Terminal, em fase de execução, que aumentará a capacidade desta unidade.

Passou-se a uma visita às instalações, feita de autocarro, percorrendo todo o Terminal. Foi possível observar a zona onde é feita a acostagem de navios "metaneiros” e a descarga do GNL transportado, os reservatórios onde é feita a armazenagem do GNL e o sistema de regasificação para enviar o GN para os gasodutos e ainda os sistemas de enchimento dos camiões cisterna, que transportam o GNL para abastecer zonas mais afastadas dos gasodutos.

No período da tarde fomos recebidos na Refinaria de Sines, da Galpenergia onde os Membros tiveram oportunidade de visualizar um filme institucional com uma breve apresentação sobre a Refinaria, uma das maiores da Europa, com uma capacidade de destilação de 10,8 milhões de toneladas por ano, ou seja, 220 mil barris por dia, com uma área de 320 hectares e com capacidade de armazenagem de 3 milhões de m3, e que está a ser alvo de uma reconversão para aumentar a produção de gasóleo, adaptando-se ao mercado. Este projecto tem uma nova unidade de "hydrocracker” para a produção de gasóleo, uma unidade reformer para produção de hidrogénio e uma unidade de recuperação de enxofre. Estão em construção novos tanques e reforço das utilidades e da ETAR.

A visita à Refinaria terminou fazendo também uma deslocação de autocarro pelas suas instalações.

 

Download: fotovisitatecnicaasines11nov_10945401654ebd52ecd1535.2011.jpg (B)

Parceiros Institucionais