Visita Técnica dedicada ao Tema "Frutos Secos"

07 de Março de 2017 | Especializações

A Especialização em Engenharia Alimentar, em colaboração com a Delegação Distrital de Santarém, está a organizar uma visita técnica à Fábrica FRUSEL (a confirmar) e à SOCIEDADE LUSITANA DE DESTILAÇÃO, seguidas de jantar no PAPAFIGOS, em Torres Novas, para o dia 17 de março de 2017, dedicados ao tema " Frutos Secos”.

Portugal, à escala internacional, é um pequeno produtor de frutos secos tais como a castanha, a amêndoa, a noz, o pinhão, a alfarroba, a avelã, a ameixa, a uva, o pistácio e o figo. A produção de frutos secos está por norma concentrada em pomares de pequena dimensão e empresas de tipo familiar.

A Frusel é uma empresa cuja atividade se centra na transformação e embalagem de frutos secos e ainda de tâmara, caju e sementes de chia, abóbora, linhaça, sésamo, girassol, bagas Goji e de frutos desidratados como ananás, papaia, arando e kiwi.

A Sociedade Lusitana de Destilação é uma empresa de destilação que utiliza diferentes fontes fermentadas, incluindo frutos secos como o figo para a produção de álcool para a indústria alimentar, farmacêutica e de perfumes sendo, atualmente, o maior fornecedor de aguardente vínica para o setor do vinho do Porto.

O consumo de frutos secos apresenta uma forte tradição regional sendo que na região de Torres Novas está muito associado à gastronomia e à doçaria. O Papafigos é um restaurante que homenageia a tradição gastronómica torrejana e os frutos secos da região, onde o figo é rei. No evento teremos uma breve alocução aos frutos secos, pela Eng.ª Margarida Moldão.

Consultar agenda »»»