XIX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros: “Sociedade, Território e Ambiente – A Intervenção do Engenheiro”

23 de Julho de 2012 | Geral

A Ordem dos Engenheiros organiza o seu XIX Congresso Nacional entre 19 e 20 de outubro de 2012, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Dedicado ao tema central "Sociedade, Território e Ambiente – A Intervenção do Engenheiro”, o Congresso da Ordem será composto por conferências convidadas proferidas por personalidades de destaque no panorama nacional e internacional, por Sessões de Especialidade a cargo dos diferentes Colégios Nacionais e por Sessões Plenárias de índole profissional reservadas à discussão dos Atos de Engenharia e do novo Regulamento de Admissão e Qualificação da Ordem, após um ano de entrada em vigor.

Neste XIX Congresso, para além da reflexão sobre os aspetos específicos da profissão e a solidez da formação, será dado enfoque à necessidade do recurso à Engenharia e à participação ativa dos seus profissionais nas problemáticas que emergem no País, porquanto são detentores de conhecimento científico e tecnológico indispensável na identificação de soluções. Num contexto de crise, reforça-se a necessidade de critérios exigentes na aplicação dos recursos nacionais e na definição das políticas públicas, só possíveis com a intervenção de profissionais bem preparados e atualizados.

A Sessão de Encerramento será presidida pela Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Professora Doutora Assunção Cristas.

O Congresso de 2012 encerra o ciclo de comemorações do 75.º aniversário da Ordem dos Engenheiros, iniciadas em novembro de 2011, no Dia Nacional do Engenheiro.

Para breve sítio na Internet dedicado ao XIX Congresso da Ordem dos Engenheiros. Fique atento!