5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

A Integração de Energias Renováveis nos Edifícios

A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização e a ASHRAE Portugal Chapter promoveu, em conjunto, uma Sessão Técnica subordinada ao tema "A Integração de Energias Renováveis nos Edifícios", que teve como orador convidado Sheila J. Hayter, P.E., LEED AP e Distinguished Lecture da ASHRAE e investigadora do Centro de Aplicações Integradas do NREL – Laboratório de Energia Renovável do Departamento de Energia (DOE) do Governo dos EUA.

As energias renováveis estão na ordem do dia e são reconhecidas como uma das mais importantes estratégias para a designada descarbonização da economia. Todos os países estão a desenvolver planos e metas concretas com esse objetivo e a Diretiva Europeia do Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) obriga os Estados Membros da União Europeia a que todos os novos edifícios tenham necessidades quase nulas de energia a partir de 2018-2020, o que obrigará ao recurso cada vez maior de sistemas de energias renováveis nos edifícios. A introdução de renováveis na reabilitação dos edifícios é também uma meta que vai ser cada vez mais comum.

Os problemas da energia deixaram de ser de âmbito nacional ou regional e passaram a ser encarados de uma forma global. Com políticas adequadas poderemos reduzir a nossa dependência energética e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais para os cidadãos ou para empresas e, simultaneamente, desenvolver oportunidades de alta tecnologia e de elevado valor acrescentado.

O conhecimento do que se vai investigando neste domínio em países com tecnologias de ponta e o conhecimento das soluções aí aplicadas permitirão, sem dúvida, uma reflexão proveitosa para o setor da climatização a nível nacional.