fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Ciclo de Conferências 2014: Que Políticas para a Energia em Portugal no Horizonte 2020

A Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros decidiu promover em 2014 um Ciclo de Conferências que se iniciou dia 25 de março de 2014, com o objetivo de colocar em discussão os cenários alternativos para a evolução da Política Energética em Portugal num horizonte de cinco anos, como forma de antevisão da conjuntura possível no ano 2020.

Há que valorizar a iniciativa e a capacidade de formulação de cenários, uma prática muito presente na Engenharia, por forma a melhor gerir as opções a tomar pelos vários decisores, numa área chave para a Economia e para a Sociedade, como é a da Energia.

Assim, entendeu a Comissão Executiva da Especialização em Energia levar por diante esta iniciativa, estabelecendo como estratégia o envolvimento de um universo relevante dos Colégios de Especialidade e das Especializações da OE; a auscultação ao que se passa fora de Portugal e percebendo as tendências que num espaço geográfico alargado desde já se esboçam; e, finalmente, confrontando essa informação com a realidade portuguesa, para que a discussão possa ter mais valor na nossa estrutura industrial e social.

É neste contexto que serão organizadas três Conferências, cobrindo, no seu conjunto, as temáticas mais relevantes da Política Energética Portuguesa, sendo pretendido, através dos múltiplos agentes participantes, apresentar uma visão internacional e uma visão do País:

PAINEL INTERNACIONAL
Para discussão de Cenários em diferentes países relevantes no contexto europeu ou mundial. A cargo de duas personalidades de reputação internacional, uma de cariz institucional e a outra de índole técnica.

PAINEL PORTUGAL
Para comentários às intervenções do painel internacional e apresentação de cenários específicos para Portugal. A condução do painel será entregue a duas personalidades portuguesas com visões diferentes sobre o tema da conferência.

Conferência I - O Setor Elétrico - Regulamentação da Oferta e da Procura de Eletricidade

Quanto à oferta, o contexto atual e a tendência seguida nos últimos anos assenta na privatização. Este contexto e esta tendência permitem antever algum retorno ao investimento público?

Quanto à procura, o contexto consiste nas economias de eletricidade, por via do aumento da eficiência, a constituírem uma quase obrigação, enquanto que os agentes, quer industriais quer domésticos, reclamam redução de tarifas.

Parceiros Institucionais