5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Conferência: A Engenharia Agronómica - Que Futuro?

Ciclo de Conferências
A Engenharia - Que Futuro?

No âmbito da celebração do 75.º aniversário da Ordem dos Engenheiros realizou-se no dia 29 de março, em Lisboa, a Conferência: A Engenharia Agronómica - Que Futuro?

A Engenharia está profundamente ligada à qualidade de vida dos cidadãos, à atividade económica do país, à preservação da qualidade ambiental e à gestão dos recursos naturais.

As atuais dificuldades sentidas na competitividade nacional e no crescimento económico, fatores determinantes para o retorno a uma trajetória de melhoria das condições económicas e sociais dos portugueses, a concretizar num contexto de forte concorrência comercial e de globalização generalizada, impõem medidas mitigadoras e corretivas de contingência, mas não permitem o abandono duma visão e de uma estratégia de longo prazo.

Assim há que refletir sobre a antevisão dos cenários profissionais do futuro e as tendências da evolução da Engenharia num horizonte de um quarto de século. Há igualmente que analisar se o atual sistema de formação de base dos Engenheiros é o mais adequado para responder ao repto profissional que se antevê, em particular procurando soluções de formação científica e tecnológica mais eficazes.

O ciclo de conferências decidido pela Ordem dos Engenheiros sobre o futuro das Especialidades de Engenharia é uma peça desse debate profundo que se tem de fazer em Portugal, sem ignorar o que se passa na envolvente. Das conferências sairão contributos certamente válidos que serão desenvolvidos e contraditados em futuras iniciativas que a Ordem dos Engenheiros e outras instituições igualmente empenhadas no desenvolvimento do País levarão a cabo.