5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Conferência: Gestão de Ativos Físicos (Physical Asset Management)

A Comissão Executiva da Especialização em Manutenção Industrial da Ordem dos Engenheiros organizou, no dia 7 de maio, pelas 17h00, no Auditório da Sede Nacional da Ordem, em Lisboa, uma Conferência dedicada às questões relacionadas com a Gestão de Ativos Físicos (Physical Asset Management).

A oportunidade da realização, que contou com o patrocínio da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), decorreu da instabilidade económica acentuada vivida atualmente pelas organizações, o que exige a introdução de medidas com vista à melhoria do seu desempenho, nomeadamente através do aumento dos seus rácios de ROI (Return on Investments), o que só é possível melhorando o seu índice de ROA (Return on Assets), uma vez que os seus ativos físicos representam, normalmente, a componente mais importante dos investimentos realizados.

O orador convidado foi o Dr. Kari Komonen, Presidente do Asset Management Committee da European Federation of National Maintenance Societies (EFNMS), que apresentou os princípios das políticas de Physical (Engineering) Asset Management e as principais metodologias de aplicação. Também foi dada relevância à normalização existente, nomeadamente a BS PAS 55:2008 e as ISO 55000, em fase muito avançada de redação.