5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão

Numa organização conjunta do Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros e da Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais da Sociedade Portuguesa de Materiais, realizou-se no dia 24 de abril, no auditório da Ordem dos Engenheiros,em Lisboa, o evento designado pela World Corrosion Organization (WCO) como o Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão.

A corrosão dos materiais, embora sendo um fenómeno natural, tem elevados impactos económicos, ambientais e de segurança. A corrosão pode afetar todos os setores da sociedade, na preservação de infraestruturas, património arquitetónico, edifícios e monumentos, na garantia da qualidade da água, do ar e do solo, na sustentabilidade dos recursos naturais, na segurança de pessoas e bens e na saúde humana. Estima-se que os custos diretos da corrosão atinjam 3 a 4% do PIB do nosso País, e que mais de 20% destes custos possam ser evitados através do conhecimento, traduzido na adequada implementação de medidas e tecnologias de controlo, de prevenção e de proteção anticorrosiva.

A DivisãoTécnica de Corrosão e Proteção de Materiais da Sociedade Portuguesa de Materiais, tem como missão a promoção do conhecimento, a divulgação e a cooperação entre as diferentes entidades do Sistema Científico e Tecnológico(Universidades, Laboratórios de Estado, Institutos Politécnicos, etc.) e as empresas, no domínio da Corrosão e Proteção de Materiais, por forma a minimizar os custos da corrosão na economia nacional.