5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Edifícios com necessidades quase nulas (NZEB)

A Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização e a ASHRAE Portugal Chapter promoveu, em conjunto, uma Sessão Técnica onde serão abordados temas de grande atualidade:

"Getting from Advanced Energy Design Guides to Zero-Energy Buildings" e "Impacts of Climate Change and Urbanization on Future Building Performance”

Esta sessão teve como orador convidado DRURY B. CRAWLEY, Ph.D., atual Director, Building Performance, Bentley Fellow, Bentley Systems, Inc., Washington DC. Antes de 2010, Dr. Crawley liderou a US Department of Energy’s Commercial Buildings Initiative e foi responsável por iniciar o desenvolvimento do programa EnergyPlus e de outros programas de energia desenvolvidos no Departamento de Energia (DOE) do Governo dos EUA.

Os temas propostos estão na ordem do dia e são reconhecidos como uma das estratégias mais importantes para a descarbonização da economia. Todos os países estão a desenvolver planos e metas concretas com esse objetivo e a Diretiva Europeia do Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) obriga os Estados Membros da União Europeia a que todos os novos edifícios tenham necessidades quase nulas de energia a partir de 2018-2020, o que obrigará ao recurso a estratégias mais exigentes na conceção dos edifícios e na implementação criteriosa dos seus sistemas.

Os problemas da energia deixaram de ser de âmbito nacional ou regional e passaram a ser encarados de uma forma global. Com políticas adequadas poderemos reduzir a nossa dependência energética e ao mesmo tempo reduzir custos operacionais para os cidadãos ou para empresas e simultaneamente desenvolver oportunidades de alta tecnologia e de elevado valor acrescentado.

O conhecimento do que se vai investigando neste domínio em países com tecnologias de ponta e o conhecimento das soluções aí aplicadas permitirão sem dúvida uma reflexão proveitosa para o setor da climatização a nível nacional.