5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Encontro: O Mar e a Engenharia como Pilares do Desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores

Decorreu, em 25 de Março, na sede da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros, um encontro nacional subordinado ao tema "O Mar e a Engenharia como Pilares do Desenvolvimento na Região Autónoma dos Açores".

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos. Ao longo do dia participaram 16 oradores com intervenções distribuídas por cinco painéis que cobriram virtualmente todas as áreas de interesse na economia e no aproveitamento do mar.

De salientar as intervenções institucionais do Presidente do Governo Regional e do Bastonário, onde o primeiro se centrou nos aspetos políticos do relacionamento entre as políticas públicas nacionais e regionais, sublinhando, ainda, as expectativas criadas pela Estratégia Nacional para o Mar, presentemente em discussão pública, e a Lei de Bases do Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo, recentemente aprovada pelo Conselho de Ministros. Acentuou, igualmente, a mais-valia de que se revestem para os Açores as atividades de investigação científica do meio marinho protagonizadas pela Universidade dos Açores e respetivos centros de investigação.

Carlos Matias Ramos centrou-se na importância da Engenharia para a elaboração, análise de viabilidade e consolidação das opções técnicas que permitam as melhores decisões nas políticas públicas e a permanente necessidade de adaptação da formação dos Engenheiros aos requisitos de desenvolvimento económico e social em contexto de sustentabilidade. Manifestou, ainda, preocupação quanto à ausência de continuidade do programa de apetrechamento naval da Armada lançado no início do século, cujo impasse põe em risco a viabilidade da implantação de um setor nacional de construção naval militar cuja perspetiva foi precisamente aberta por este programa.

De entre os oradores há que destacar a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, da Eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves e do Secretário Regional de Turismo e Transportes, Vítor Fraga, além de diversas outras personalidades representativas de organismos da administração regional e local e das atividades económicas dos Açores.