5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Palestra: Instalações de Ensaio e Estudos do CEDEX no âmbito da Geotecnia Ferroviária

A Especialização em Geotecnia da Ordem dos Engenheiros e a Comissão Portuguesa de Geotecnia nos Transportes da Sociedade Portuguesa de Geotecnia organizaram no dia 6 de dezembro de 2013 a Palestra "Instalações de Ensaio e Estudos do CEDEX no âmbito da Geotecnia Ferroviária", no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

O Laboratório de Geotecnia do CEDEX (Centro de Estudos e Experimentação de Obras Públicas), organismo dependente do Ministério das Obras Públicas de Espanha, tem desenvolvido uma intensa atividade de investigação e desenvolvimento tecnológico no âmbito da geotecnia aplicada às vias férreas, principalmente através de protocolos de colaboração com o Administrador de Infraestruturas Ferroviárias (ADIF) de Espanha e mediante a participação em diferentes projetos de investigação europeus (SUPERTRACK, INNOTRACK E RIVAS).

O CEDEX conta com uma instalação de ensaios ferroviários, única no mundo, construída para estudar o comportamento mecânico das vias férreas, e que permite ensaiar de forma acelerada à escala 1:1 secções de via, tanto convencional como de alta velocidade.

Nesta palestra foram descritos alguns trabalhos realizados, tanto nesta instalação como em trechos de via-férrea em operação, referiu-se o desenvolvimento de técnicas de instrumentação e de auscultação dos componentes da via e apresentaram-se as linhas atuais de trabalho do CEDEX no campo da geotecnia ferroviária.

Palestrante

Fernando Pardo de Santayana Carrillo - Director do Laboratório de Geotecnia do Centro de Estudios y Experimentación de Obras Públicas (CEDEX) de Espanha.
Fernando José Pardo de Santayana Carrillo é engenheiro de "Caminos, Canales y Puertos” pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM), mestre pela Universidade de Berkeley e doutorado pela UPM. Em 1992 venceu o Prémio "José Entrecanales Ibarra" para a melhor tese em Geotecnia.
Entre 1986 e 1995 desenvolveu as suas actividades profissionais e de investigação no CEDEX, em Espanha, na área da geotecnia das vias de comunicação, no domínio da utilização de resíduos em obras geotécnicas e em estudos de patologias de fundações de edifícios. Entre 1995 e 2006, foi investigador do Departamento de Geotecnia do LNEC, em Portugal, participando em trabalhos de investigação e desenvolvimento experimental no âmbito da análise do comportamento de barragens de aterro, da geotecnia ambiental, das infraestruturas de transportes, das obras subterrâneas e da patología de fundações. Desde 2006 é Director do Laboratorio de Geotecnia do CEDEX, onde continua a participar em projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico.

No âmbito da atividade docente e de divulgação do conhecimento, foi coordenador de cinco cursos internacionais de Mecânica dos Solos e de Engenharia de Fundações, entre 1987 e 1991, e desde 2007 é diretor e coordenador do mestrado de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica da UPM/CEDEX. É autor de inúmeras publicações. Foi secretário geral da Sociedade Portuguesa de Geotecnia, é membro da direção da Sociedade Espanhola de Mecânica das Rochas e da IGS-Espanha e presidente da Plataforma europeia ELGIP