5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Resultados do Recenseamento Agrícola 2009 em debate na Ordem dos Engenheiros

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística (INE), promoveu, no passado dia 29 de Junho, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, a conferência "Recenseamento Agrícola 2009 - Apresentação e análise dos resultados. Motivações e expectativas para o futuro da agricultura portuguesa.”

A naturezado tema e o elevado mérito dos oradores convidados motivaram uma grande adesão a este evento, que contou com quase duas centenas de participantes.

Após a abertura da conferência, feita pelo Presidente do Conselho Directivo da Região Sul, Eng.º Carlos Mineiro Aires, foram apresentados os principais resultados do Recenseamento Agrícola de 2009, pelo Eng.º Carlos Carvalho, do INE.

O Prof. Carlos Noéme, Presidente do Instituto Superior de Agronomia, abordou a temática "Ensino, Ciência e Transferência de Tecnologia: potencial mudança de paradigma na Agricultura Portuguesa”, tendo o Eng.º Armando Sevinate Pinto, consultor da Presidência da República, centrado a sua apresentação no tema "Retrato da Agricultura Portuguesa e a PAC pós 2013 – Estratégia negocial e principais desafios”.

A última apresentação da conferência, intitulada "Uma visão para o Espaço Rural”, ficou a cargo do Prof. António Barreto, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Por manifesta falta de tempo não houve oportunidade para debater todos os temas apresentados. No entanto, e atendendo às várias ideias lançadas durante o evento é previsívelque, ainda antes do final do ano, seja promovido um novo encontro, nestes ou noutros moldes, mas sempre em prol da informação, discussão e esclarecimento dos temas actuais e de maior relevância para os engenheiros.

O Eng.º Matias Ramos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, encerrou a conferência.