5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Seminário: Explorações a Céu Aberto - Novos desenvolvimentos

Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas promoveu, no passado dia 23 de Março, o Seminário “Explorações a Céu Aberto: Novos Desenvolvimentos” que decorreu no Grande Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. Mais de uma centena de participantes, com assinalável percentagem de não Membros, confirmaram a actualidade e interesse do tema proposto.

A sessão de abertura esteve a cargo do Eng. Carlos Mineiro Aires, Presidente do Conselho Directivo da Região Sul, que manifestou o interesse da Região Sul na dinamização deste tipo de iniciativas, e ainda do Eng. Carlos Caxaria, Presidente Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, que destacou a tão significativa presença de participantes.
O evento contou com diversos oradores, em quatro sessões organizadas de forma temática.

A primeira sessão foi dedicada a novas tecnologias, métodos e soluções para a melhoria da eficiência energética, tendo sido apresentadas algumas aplicações. Foram oradores o Eng. Mário Amaral da Metso, o Eng. José Torres Marques da Atlas Copco, o Eng. Carlos Costa da Weg e a Eng.ª Sofia Tavares da EDP Serviços.

Uma segunda sessão centrou-se na caracterização dos maciços rochosos e do material rocha e ainda no efeito das vibrações geradas nos desmontes a fogo. Foram oradores o Eng. Raúl Pistone da COBA, o Eng. Pedro Bernardo da SEC e a Eng.ª Paula Rebola do Cevalor.
Na parte da tarde mais duas sessões tiveram lugar. Na primeira, inovação tecnológica associada à separação e concentração de minerais industriais por via óptica (Dr. Rui Vide da Felmica) e projectos concretos de recuperação paisagística associada à indústria extractiva (Eng. José Oliveira da Secil, Eng. Luís Morais da DGEG, Dr. João Meira da Visa Consultores e Eng. Diogo Caupers da Casa da Mesquita - Sociedade Agro-Industrial, S.A.) estiveram em destaque.

A última sessão foi reservada para um tema que tem suscitado várias questões no sector e que diz respeito ao enquadramento jurídico dos resíduos da indústria extractiva, tendo por orador o Dr. Silva Pereira da DGEG.
Cada uma das quatro sessões foi seguida de animados debates, com ampla participação, moderados sucessivamente pela Eng.ª Maria Teresa Carvalho, Eng. Paulo Caetano, Eng.ª Paula Castanheira Dinis e Eng. Júlio Ferreira e Silva, todos membros de órgãos regionais e nacionais do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas.

O encerramento do seminário ficou a cargo do Eng. Virgílio Rebelo, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, que anunciou para o mês de Junho a realização de um outro seminário com o tema “Normalização na indústria extractiva – Reflexos na indústria da construção”.