5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Conferência: Trabalhar e Viver na Noruega

"Os portugueses têm qualidade, ética de trabalho e falam um bom inglês", afirmou Bent Bakken, Primeiro Secretário da Real Embaixada da Noruega, sobre os trabalhadores lusos a viver na Noruega, na abertura da Conferência "Trabalhar e Viver na Noruega" organizada pela Ordem dos Engenheiros.

Na sessão, Eli Syvertsen, Conselheira da EURES (rede europeia de serviços de emprego), apresentou algumas das muitas oportunidades de emprego para engenheiros num país onde o salário médio mensal é de 4.500 euros, um dos mais altos da Europa, e onde os trabalhadores portugueses são muito bem vistos.

Carlos Loureiro, Vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, falou de "sentimentos mistos” com a partida de engenheiros portugueses para o estrangeiro, lamentando, por um lado, "o êxodo de talentos" mas, por outro, reconhecendo a "importância de se ter experiência no estrangeiro", especialmente num país como a Noruega, "um dos melhores países do mundo para o desenvolvimento humano, pelas suas características sociais e económicas".

A Conselheira da EURES destacou oportunidades de emprego para engenheiros portugueses nas empresas norueguesas Qmatec, que já emprega vários engenheiros nacionais, Norsafe, Origo Solutions e NOV – National Oiwell Varco, sendo que esta última tem em curso um processo de recrutamento para a unidade que abriu recentemente em Portugal.

Eli Syvertsen esclareceu as dúvidas dos engenheiros presentes na sessão e falou sobre os aspetos práticos da vida e trabalho na Noruega e do processo de recrutamento, desde a composição do CV e postura a adotar numa entrevista de emprego até à maneira de ser do povo norueguês, passando por questões como a gastronomia, benefícios sociais, imobiliário ou meteorologia.

O evento contou com o apoio da Real Embaixada da Noruega e da EURES, rede europeia de serviços de emprego, que oferece serviços de informação, aconselhamento e apoio à colocação e recrutamento, promovendo o contacto entre candidatos a emprego e empregadores interessados em recrutar fora do país.

Já em maio, a Ordem dos Engenheiros tinha promovido uma sessão de esclarecimento sobre oportunidades de emprego no Qatar. Estas iniciativas integram-se no programa assumido pela Ordem dos Engenheiros, com vista à dinamização de iniciativas que possam originar oportunidades de emprego para os engenheiros portugueses.

Os currículos podem ser enviados para eures@nav.no
(Todos os conselheiros EURES na Noruega terão acesso ao CV)

Eli Skaug Syvertsen
eli.skaug.syvertsen@nav.no