5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

Planeamento e Desenvolvimento do Projecto

Após a decisão em 2000 de construir a nova Central de GN, a EDP constituiu a empresa TER – Termoeléctrica do Ribatejo, no âmbito da EDP Produção, para promover e coordenar as iniciativas necessárias à concretização do Projecto. Os serviços de engenharia de cliente para a gestão e fiscalização do projecto e da construção da Central foram contratados à empresa de engenharia do Grupo, a EDP Produção – Engenharia e Manutenção (EDP P-EM), que reúne recursos com vasta experiência na construção e operação das anteriores centrais da EDP.

Decorrido o Processo de Concurso em 2000/2001 e obtida a Declaração de Impacto Ambiental (DIA), foi adjudicado, em Dezembro de 2001, o fornecimento de 2 grupos, ficando o terceiro grupo previsto como opção a exercer posteriormente.

O início do serviço industrial do Grupo 1 foi previsto para 15 de Fevereiro de 2004 e do Grupo 2 para final de Outubro do mesmo ano. A opção de compra do Grupo 3 foi entretanto exercida em 2004, sendo previsto iniciar o serviço industrial em Março de 2006.

O orçamento global para a Central, com os três grupos, é de 590 milhões de Euros. Quando completa, a Central terá a capacidade de produzir 9 mil milhões de kWh, o equivalente a 18% do consumo estimado de energia eléctrica no país em 2006.

O desenvolvimento do projecto e a construção da Central têm decorrido com bons resultados, dentro dos prazos e orçamentos acordados. As datas chave têm sido cumpridas, algumas em antecipação. O Grupo 1 completou as operações de colocação em serviço (comissionamento) e, após um período contratual de serviço experimental e verificação de garantias bem sucedido, iniciou o serviço industrial em 14 de Fevereiro de 2004, antecipando um dia à data planeada. O Grupo 2 já se encontra ligado à RNT a produzir os primeiros MWh, decorrendo os ensaios de colocação em serviço conforme planeado.