1938 Início da construção do Aeroporto da Portela de Sacavém - primeira intervenção da engenharia portuguesa na concepção e construção de infra-estruturas para a aviação civil. Até então, as intervenções nesta área da engenharia foram de natureza relativamente pontual. 1947-1950 Criação de plano de investimento que permite a intervenção da engenharia portuguesa na construção de:
Aeroporto do Porto; Aeroporto do Sal (Cabo Verde); Aeroporto de Santa Maria (Açores); Aeródromo do Montijo; Aeródromo de São Jacinto.
1963 Melhoramento das ligações de transporte aéreo de médio curso com a Europa e desenvolvimento de infra-estruturas aeroportuárias em zonas turísticas. Conclusão do Aeroporto da Madeira (Santa Catarina) - obra com investimento totalmente nacional; Ampliação da pista principal do Aeroporto do Porto; Construção do Aeroporto de Faro (obra finalizada em 1965).
1960-1965 Construção da Base Aérea de Beja. 1951-1975 A engenharia portuguesa, sem qualquer participação estrangeira, remodela completamente as estruturas aeroportuárias nacionais. 1979 Beneficiação de todas as infra-estruturas aeroportuárias para uma maior adaptação à procura crescente e mais exigente. Nesse mesmo ano, a ANA.EP assume as funções de construção, conservação, exploração e gestão de infra-estruturas aeronáuticas, em regime de concessão.
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