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Marcos da Engenharia Portuguesa nos aeroportos

 

1938
Início da construção do Aeroporto da Portela de Sacavém - primeira intervenção da engenharia portuguesa na concepção e construção de infra-estruturas para a aviação civil. Até então, as intervenções nesta área da engenharia foram de natureza relativamente pontual.


1947-1950
Criação de plano de investimento que permite a intervenção da engenharia portuguesa na construção de:

  • Aeroporto do Porto;
  • Aeroporto do Sal (Cabo Verde);
  • Aeroporto de Santa Maria (Açores);
  • Aeródromo do Montijo;
  • Aeródromo de São Jacinto.

1963
Melhoramento das ligações de transporte aéreo de médio curso com a Europa e desenvolvimento de infra-estruturas aeroportuárias em zonas turísticas.

  • Conclusão do Aeroporto da Madeira (Santa Catarina) - obra com investimento totalmente nacional;
  • Ampliação da pista principal do Aeroporto do Porto;
  • Construção do Aeroporto de Faro (obra finalizada em 1965).

1960-1965
Construção da Base Aérea de Beja.

1951-1975
A engenharia portuguesa, sem qualquer participação estrangeira, remodela completamente as estruturas aeroportuárias nacionais.

1979
Beneficiação de todas as infra-estruturas aeroportuárias para uma maior adaptação à procura crescente e mais exigente. Nesse mesmo ano, a ANA.EP assume as funções de construção, conservação, exploração e gestão de infra-estruturas aeronáuticas, em regime de concessão.

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