5898a80e56233bb2a3e7d468b7e5cd1e.jpg

O Comissionamento e a Manutenção de Instalações AVAC

8 de Novembro de 2007
Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

A Comissão Executivada Especialização em Engenharia de Climatização, em colaboração com as secçõesnacionais da ASHRAE e da REHVA, promoveu, no dia 8 de Novembro, no Auditório daOrdem dos Engenheiros, em Lisboa, as 7.as Jornadas de Climatização, subordinadasà temática do comissionamento das instalações no final da sua construção e daposterior manutenção das instalações existentes.

O programa dasJornadas teve como objectivo informar todos os participantes sobre a formacomo, na prática, o Sistema de Certificação Energética (SCE) vai verificar osrequisitos regulamentares nas duas vertentes: Energética e da Qualidade do ArInterior (QAI).

E também quais asqualificações profissionais dos técnicos envolvidos nas diferentes fases doprocesso (projecto, construção das instalações e manutenção preventiva duranteo funcionamento normal dos edifícios), as implicações que este novo contextotem no projecto de novos sistemas AVAC, bem como informar sobre as vantagensque é possível obter com um comissionamento e manutenção eficazes.

Os temas foramtratados através de apresentações de convidados estrangeiros que lideraminiciativas internacionais de ponta sobre esta temática.

O novo Regulamentodos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios (RSECE) – DL 79/2006 –impõe requisitos precisos relativos ao Comissionamento e à Manutençãopreventiva regular das instalações AVAC, cujo cumprimento cabe ao Sistema deCertificação Energética (SCE) e da QAI nos Edifícios, que, através dosCertificados Energéticos e da QAI a emitir, irá garantir a observância documprimento destes requisitos.

Um comissionamentoeficiente é fundamental para que as novas instalações AVAC iniciem o seufuncionamento em condições adequadas de eficiência energética e de garantia daqualidade do ar interior, garantindo, nomeadamente, a limpeza inicial de toda ainstalação e equipamentos.

A manutenção regulardo sistema, sob a responsabilidade de técnicos devidamente habilitados, exigidapelo RSECE, é essencial para que seja garantida uma disponibilidade optimizadado sistema e do edifício, ao longo de toda a vida. Seja em termos defuncionamento com boa eficiência energética, seja em termos de garantia de umaqualidade do ar adequada permanente para todos os ocupantes dos espaçosservidos pelos sistemas AVAC.

Continuando a tradiçãode publicação de material técnico actual em português na área da Climatização,os participantes receberam cópias das duas brochuras mais recentes publicadaspela REHVA sobre "A Manutenção Preventiva nos Sistemas AVAC: Implicaçõessobre a Qualidade do Ar Interior", de que a Comissão de Especializaçãopromoveu a tradução e publicação pela Ordem dos Engenheiros.

• Acesso à notícia publicada na Revista Ingenium n.º 102 »»»